NOTÍCIA ANTERIOR
Santo André tem o oitavo melhor saneamento básico do Brasil
PRÓXIMA NOTÍCIA
Semasa gasta R$ 7 mi na compra de terreno próximo a aterro
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/07/2009 | Setecidades
Trem não chega para Festival de Inverno
Contrariando as expectativas da Prefeitura de Santo André, o Expresso Turístico, iniciativa do governo do Estado, não chegará antes do Festival de Inverno de Paranapiacaba deste ano. Um problema jurídico entre administração, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e MRS Logística impede a implementação O secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Eduardo Sélio Mendes Júnior, afirmou que uma minuta feita pelo Departamento Jurídico da estatal já foi assinada pela MRS e agora está novamente na CPTM. “Estãoanalisando o documento feito por eles”, lamentou.

Mendes descartou a possibilidade de o trem começar a operar neste mês, por conta de obras que deverão ser feitas na vila. “É necessário a troca das bitolas (madeira que compõem os trilhos), ação que ficará a cargo da CPTM. Como são trilhos antigos, a manutenção é necessária para o bom funcionamento”, explicou.

O titular da pasta detalhou que no acordo entre as três partes, ficaria a cargo da prefeitura construir uma nova estação na vila, edificada próximo ao Viradouro. “A ideia é não utilizar a linha principal para não atrapalhar o trabalho da MRS. Quanto à nova plataforma, o material já está comprado. Quando o problema jurídico for resolvido, imediatamente começaremos a construção”, afirmou.

Uma reunião entre a administração andreense e a Secretaria Estadual de Turismo, que aconteceria no último dia 30, na vila ferroviária, foi adiada, sem previsão de uma nova data. “Nossa intenção é que essa situação seja resolvida o mais rápido possível”, pontuou Mendes. Já o presidente da CPTM, Sérgio Levy Avelleda, acredita que até ofim deste mês o problema já estará resolvido, para que o Expresso comece a operar em Santo André. “Existem alguns pontos que precisam ser resolvidos, mas estamos muito próximos de que isso se torne uma realidade”, afirmou. imprensa da CPTM informou que o início da operação do trem depende de um convênio entre as duasempresas férreas, cujos termos estão em fase final de negociação. Com a assinatura desse convênio, a CPTM terá definida as condições para utilização do trecho de linha entre Rio Grande da Serra e Paranapiacaba, operado pela MRS, bem como a área destinada ao terminal do Expresso Turístico, na vila.

Por Vladimir Ribeiro - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.