NOTÍCIA ANTERIOR
Semana terá chuvas e queda de temperatura no ABCD
PRÓXIMA NOTÍCIA
Motoristas contestam multas referentes à Zona Azul
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/11/2016 | Setecidades
Trem expresso no ABCD terá início nesta quarta-feira
Trem expresso no ABCD terá início nesta quarta-feira Expresso ABC é idealizado desde 2006. Foto: Rodrigo Pinto
Expresso ABC é idealizado desde 2006. Foto: Rodrigo Pinto
Viagens expressas serão feitas entre Santo André e Tamanduateí nos horários de pico

A partir desta quarta-feira (30/11), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) começa a operar o Expresso Linha 10. Trata-se de um trem direto que atenderá as estações Prefeito Celso Daniel, em Santo André, São Caetano e Tamanduateí, sem outras paradas.

O trajeto da linha expressa está previsto para ser feito em dez minutos e vai funcionar apenas em horários de pico: de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h. Por dia, estão programadas cerca de 14 viagens diretas entre as três estações, com intervalos médios de 24 minutos entre os trens.

A CPTM projeta que 49 mil usuários utilizem o expresso. O serviço será realizado por um trem de oito carros, com capacidade para até duas mil pessoas. As composições circularão em via exclusiva entre as estações sem interferir na circulação da Linha 10-Turquesa, que opera entre Brás e Rio Grande da Serra.

Quem optar pelo Expresso Linha 10 terá que embarcar em uma plataforma diferente da via, que tem como destino a Estação Brás. A CPTM já realizou a sinalização na Estação Prefeito Celso Daniel, no centro de Santo André.

No período da manhã, os trens prestarão serviço a partir da Estação Prefeito Celso Daniel, de onde retornarão vazios para nova viagem expressa. Já no período da tarde, o serviço será iniciado no sentido contrário, com trens partindo de Tamanduateí para encerrar a viagem em Santo André.

PROMESSA ANTIGA

O Expresso ABC é idealizado desde 2006, quando tinha um projeto mais completo para desafogar o sistema ferroviário de transporte de passageiros e torná-lo mais ágil. Na época, o governador também era Geraldo Alckmin. A ideia inicial era cumprir três paradas no ABCD em estações de maior fluxo, Mauá, Santo André e São Caetano, com destino a outras três na Capital: Tamanduateí, Brás e Luz. Atualmente, para chegar à estação Luz é preciso realizar baldeação.

Em 2015, o projeto, com mais de 25 quilômetros de extensão, foi descartado pelo Estado. Este ano foi retomando com nova roupagem. De acordo com a projeção de Alckmin, cerca de 49 mil usuários devem usufruir do novo serviço.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.