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DATA DA PUBLICAÇÃO 02/04/2010 | Geral
Trecho Sul do Rodoanel é aberto ao tráfego com lentidão
Motivo seria a instalação de um comboio com velocidade controlada pela Polícia Rodoviária Estadual; movimento foi normalizado no período da tarde.

O Trecho Sul do Rodoanel Mário Covas foi aberto ao tráfego nesta quinta-feira (01/03), às 6h, e apresentou lentidão menos de duas horas após a inauguração oficial. De acordo com o centro de operações da Dersa, responsável pelas obras do complexo viário, o congestionamento permaneceu até as 8h50, mas o departamento não soube informar quantos quilômetros nem em que trechos estava localizada a lentidão.

A Secretaria Estadual dos Transportes de São Paulo esclareceu, no início da noite, que a lentidão ocorreu porque a Polícia Rodoviária Estadual abriu um comboio com velocidade controlada. Ainda de acordo com a secretaria, vários usuários fizeram fila no Trecho Oeste à espera da abertura do Trecho Sul, o que contribuiu para a morosidade registrada.

No período da tarde a situação já estava normalizada. A reportagem do ABCD MAIR percorreu o Trecho Sul desde a ligação com a rodovia Anchieta até a chegada à Régis Bittencourt. Já é possível notar que a preferência pelo trajeto é mesmo dos caminhoneiros, que são maioria no Rodoanel. Quanto às obras, ainda há pontos da via que precisam de finalizações, tais como os canteiros, muitos deles ainda sem a grama que deve cobri-los, e as praças de pedágio, que só deverão funcionar mesmo a partir de 2011.

Além disso, a sinalização também precisa ser aprimorada, já que há poucas placas indicando o quilômetro em que o motorista se encontra, mas há, no entanto, ao menos sete placas de propaganda do Governo do Estado ao longo da rodovia.

O asfalto novo e a falta de radares também representaram, para alguns, um convite para pisar no acelerador. Apesar das placas que indicavam o limite de velocidade de 100 km/h para automóveis e 80 km/h para caminhões e ônibus, alguns abusavam na corrida.

A construção do trecho Sul, com 61,4 quilômetros de extensão, sendo 25 deles na Região, foi iniciada em 19 de setembro de 2006 e representa investimentos da ordem de R$ 5 bilhões, incluindo a construção da rodovia, desapropriações, reassentamentos e compensações ambientais. O traçado começa no trevo da rodovia Régis Bittencourt – no entroncamento com o trecho Oeste – interligando as rodovias Anchieta e Imigrantes, além do prolongamento da avenida Papa João 23, com extensão de 4,4quilômetros, que deve ser entregue apenas em 60 dias, de acordo com a Dersa. O governo do Estado estima que haverá uma redução de cerca de 43% no movimento de caminhões na Marginal Pinheiros e de 37% na avenida dos Bandeirantes.

Por Camila Galvez - ABCD Maior
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