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DATA DA PUBLICAÇÃO 25/05/2008 | Cidade
Trecho Sul do Rodoanel: 30% da obra está concluída
Em ritmo alucinante. Essa é a melhor forma de definir o andamento das obras do Trecho Sul do Rodoanel. Cerca de 7.000 operários trabalham a todo vapor para concluir até março de 2010 - prazo inicial, mas que deverá ser antecipado a pedido do governador José Serra (PSDB) -, a rodovia de 61,4 quilômetros, que ligará o Trecho Oeste do Rodoanel ao Grande ABC.

A importância da obra é tamanha que o governador José Serra e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) são esperados em um seminário que será realizado em 6 de junho no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para discutir o andamento das intervenções e o impacto que o trecho causará na região.

O custo do empreendimento gira em torno de R$ 4 bilhões, sendo R$ 1,2 bilhão vindo da União e R$ 2,8 bilhões de recursos estaduais. Isso sem falar nos gastos com obras complementares - por conta do governo do Estado -, como o prolongamento da Avenida Jacu-Pêssego e a duplicação da Avenida Papa João 23, em Mauá, que custarão R$ 278 milhões.

Do cronograma total, 30% da obra já está concluída, em 11 meses de trabalho. Não há sequer um trecho entre os pontos da rodovia sem algum tipo de intervenção.

O percentual foi revelado pelo deputado estadual Orlando Morando (PSDB), integrante da Comissão de Transporte da Assembléia Legislativa, e confirmado pelo Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A).

A exemplo do que ocorreu em novembro do ano passado, o Diário sobrevoou neste mês os canteiros de obras e comprovou a evolução dos trabalhos nestes seis meses.

Em alguns locais, a diferença é visível, como em um dos braços da Represa Billings, que já tem parte do acesso aterrado. Em alguns pontos, a estrada irá margear a represa, para que minimize o impacto ambiental na região e não contamine o solo e as águas do manancial.

Do alto, é possível identificar as 117 ‘obras de arte' (intervenções arquitetônicas, como pontes e viadutos) ao longo de todo o trecho. Em muitos locais, não há desvios nem alças para que não haja ocupação das áreas de vegetação. Além disso, estão sendo criados parques como forma de compensação ambiental.

Na alça que ligará a rodovia à Avenida Papa João 23, o trabalho está quase todo concluído. Alguns lotes - dos cinco em andamento -, estão com as obras mais aceleradas. O lote 2, feito pela Odebrecht e Constran e que liga as rodovias Imigrantes e Anchieta, já atingiu a marca de 44% das obras.

"Estamos otimistas quanto à entrega do nosso trecho dentro do prazo programado. Nesse período, já tiramos 9 milhões de metros cúbicos de terra", explica o gerente operacional do lote, Nicolas Vasquez Tanwing.

Ele ainda completa: "Provavelmente estaremos com a obra propriamente dita concluída em novembro do ano que vem. Depois, restarão apenas pinturas e acabamentos finais."

A expectativa é de que, com a inauguração do Trecho Sul, o trajeto entre a Rodovia Régis Bittencourt e a cidade de Mauá possa ser feito em meia-hora.

Acessos entre Mauá e Imigrantes podem estar prontos antes do prazo

O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) - que acompanhou o Diário durante o sobrevôo no Trecho Sul do Rodoanel -, acredita que, com o ritmo implementado, é possível que uma parte da rodovia possa ser entregue antes do prazo programado.

Para o tucano, a liberação do trecho entre Mauá e a Imigrantes poderia desafogar parte do trânsito da região. "Ainda não há uma definição sobre isso, mas eu defendo que este trecho específico, permitindo a saída apenas pela Imigrantes e não pela Anchieta, possa ser inaugurado antes. Isso é possível de acontecer antes do trecho maior de São Paulo. Vou trabalhar e conversar com o governador para que isso possa ocorrer até o meio do ano que vem", diz Morando.

O gerente operacional do lote 2, Nicolas Eduardo Vasquez Tanwing, também acredita que a proposta defendida pelo deputado seja possível.

"Mais do que um cenário otimista, o que podemos ter é a confiança de que o prazo será mantido. Pelo que estamos acompanhando, me dá essa certeza. Existe essa perspectiva de antecipação, já que a obra está 100% financiada pelos governos estadual e federal", avalia o parlamentar, integrante da Comissão de Transporte da Assembléia Legislativa. "Essa obra só não sai no prazo se houver algum fenômeno meteorológico não previsto", acrescenta Orlando Morando.

"Se imaginarmos que estes 30% da obra são os mais difíceis, podemos ter a convicção de que os 70% restantes andarão sem grandes problemas. No lado de São Paulo, será mais corte de terra e terraplenagem, que permitem um desempenho rápido."

O Dersa também informou que é possível que este trecho possa ser entregue antes da inauguração oficial do Rodoanel.

Rodovia pode ser usada como plataforma eleitoral em 2010

O governador José Serra (PSDB) não esconde que o Trecho Sul do Rodoanel é a menina-dos-olhos de sua administração. Também não esconde que a inauguração antes do período eleitoral - para a disputa à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva - poderá ser uma grande alavanca para seu projeto de tentar conquistar o comando do Palácio do Planalto.

Em 2002, ele foi derrotado por Lula no segundo turno presidencial. Dois anos depois, foi eleito prefeito de São Paulo e, em 2006, venceu a disputa pelo comando do Governo do Estado.

Mas Serra nunca escondeu que sua real intenção é conquistar a cadeira hoje ocupada por Lula e, neste cenário, o Trecho Sul do Rodoanel é um importante palanque para sua pré-candidatura.

Em março, quando esteve em São Bernardo para inaugurar um viaduto no Km 26 da Rodovia Anchieta, o governador disse que iria pedir mais agilidade às empresas para que a obra possa ser entregue antes do previsto.

"Estamos insistindo com as empresas para que acelerem o cronograma, dentro dos cuidados necessários. Isso se o clima ajudar", disse o tucano, na ocasião. Ele também falou: "Possivelmente dê para 2009. É um esforço que queremos fazer."

Em entrevista exclusiva concedida ao Diário, no mês passado, o presidente Lula disse que, se Serra quiser, poderia antecipar o envio dos recursos federais para a obra. "É possível isso. Quando o governador quiser que os conselhos gestores da União e do Estado se reúnam, nós podemos deliberar", disse o petista.

Na entrevista, Lula reconheceu que a antecipação da obra seria boa para Serra e para ele próprio, apesar de dizer que não pretende disputar a eleição em 2010.

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC
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