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DATA DA PUBLICAÇÃO 02/10/2011 | Setecidades
Trecho Leste é mistério para Região
Trecho Leste é mistério para Região   Local por onde passará o trecho Leste do Rodoanel: prefeituras têm dúvida sobre número de famílias que serão removidas. Foto: Luciano Vicioni
Local por onde passará o trecho Leste do Rodoanel: prefeituras têm dúvida sobre número de famílias que serão removidas. Foto: Luciano Vicioni
Já em obras, o trecho Leste do Rodoanel ainda é, para as prefeituras de Ribeirão Pires e Mauá, municípios cortados por este trecho do anel viário, uma construção em que não se sabe exatamente qual o impacto ambiental e social que irá gerar. As administrações das cidades afirmam que a SPMar, concessionária responsável pela obra, não passou informações dizendo onde será empregada a verba destinada às compensações.

De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, Habitação, Meio Ambiente e Saneamento Básico de Ribeirão Pires, Temístocles Cardoso Cristófaro, a quantidade de famílias que será removida também é uma dúvida. “Havia um número inicial que depois foi revisto pela SPMar. Com isso, as famílias das áreas que serão atingidas ficam apreensivas. Fica uma situação difícil para o município porque não conseguimos nos planejar dessa maneira”, afirmou.

O secretário afirmou ainda que o destino dos investimentos (cerca de R$ 9 milhões para todo o trecho) para compensação ambiental não foi discutido. “Não há um plano de intervenção já pré-estabelecido. E tendo em vista o que aconteceu com o trecho Sul – onde as compensações estão atrasadas e já são alvo de investigação do Ministério Público de São Paulo – eu, particularmente, fico receoso de que as medidas mitigatórias não sejam proporcionais ao tamanho dos impactos que a obra vai causar”, afirmou Cristófaro.

Em Mauá, onde o trecho Leste passará por uma pequena porção do território, também há desinformação. “O que temos de concreto é uma agenda de reuniões com a SPMar e a com a Artesp – agência do Estado que regulamenta os serviços de transporte. O cronograma parece estar sendo cumprido, mas como a obra e intervenções serão conduzidas ainda não sabemos”, afirmou o secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Renato Moreira.

Licenças - A SPMar afirma que as compensações serão gerenciadas pela Cetesb (Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental) conforme as licenças ambientais da obra forem liberadas. De acordo com o diretor executivo da concessionária, Marcelo de Afonseca, são três licenças, sendo que uma já foi assinada.

“Nós fazemos um depósito em uma conta aberta por nós para cada licença que é aprovada. Quem dirá para onde esse dinheiro será empregado será a Cetesb, mas não há prazo para isso acontecer”, disse o diretor, acrescentando que pelo menos um parque deverá ser construído em Ribeirão Pires como compensação ambiental.

Sobre as desapropriações, Afonseca afirmou que nos próximos dias o número de famílias será divulgado, e acredita que as negociações com as famílias que terão de sair acontecerá em pouco mais de um mês.

Trecho Sul - No dia 9 deste mês, a promotora Claudia Cecilia Fedeli abriu inquérito para apurar se a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) está cumprindo o cronograma das ações que visam diminuir o impacto gerado pela obra no trecho Sul. No ABCD, o trecho teve reflexos nos municípios de Mauá, São Bernardo e Santo André.

A companhia deveria criar sete parques e dar recursos para melhorar outros três, mas só teria entregado um deles. O inquérito aponta que, nas contas da Dersa, dos sete parques, quatro já foram entregues: um em Embu e três na Capital. Os terrenos estão cercados, mas falta o plano de manejo, que deve ser concluído até dezembro. Em outras unidades houve problemas de desapropriação.

Em julho, o ABCD MAIOR noticiou que os maiores problemas do trecho Sul foram registrados em São Bernardo e Mauá. De acordo com as Administrações das duas cidades, que sofreram os maiores impactos do Rodoanel, a Dersa altera constantemente o cronograma das obras, adiando as intervenções sem dar esclarecimentos.

Por Carol Scorce - ABCD Maior
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