NOTÍCIA ANTERIOR
Vereadores votam nesta quarta-feira contas de Filippi de 1996
PRÓXIMA NOTÍCIA
Odebrecht paga R$ 20 mi a Zuleido Veras pela Ecosama
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/12/2007 | Política
TRE julgará recurso de ação contra Filippi
O recurso de uma ação contra o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT), e o vice, Joel Fonseca (PT), terá de passar por um novo julgamento no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral).

A ação foi aberta com base em uma representação da coligação “Unidos por Diadema” – encabeçada pelo então candidato a prefeito José Augusto da Silva Ramos (PSDB) –, que acusa os petistas de abuso de poder público e conduta vedada a agente público, durante a campanha eleitoral de 2004, quando foram reeleitos.

A determinação é do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que aceitou o recurso especial eleitoral impetrado pela coligação contra a decisão de arquivamento do TRE-SP por ajuizamento fora do prazo. Na decisão, o ministro Gerardo Grossi determina que o tribunal regional volte a julgar os embargos e se pronuncie sobre as acusações.

Segundo o advogado da coligação, Tito Costa, a irregularidade cometida por Filippi ocorreu no evento de 7 de setembro de 2004. “Temos gravações que mostram campanha política durante um ato comemorativo da nossa Pátria”, afirma.

Ainda segundo Costa, a ação deverá ocorrer em fevereiro. “Terá o recesso judicial e não é um processo rápido. Espero que desta vez seja feita justiça. É um processo sério que pode cassar o diploma do prefeito”, comenta.

O deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB), novamente candidato à sucessão do Executivo de Diadema, classifica o ato como um dos mais vergonhosos. “Foi um escândalo. Eles (petistas) usaram de tudo para fazer propaganda política. Misturaram no evento imagens da Pátria com o símbolo do partido. Envolveram crianças. Espero por uma solução”, diz.

Respostas - O prefeito José de Filippi Júnior (PT), que está em férias até o próximo dia 30, prefere estudar a situação. “Ainda preciso reunir todas as informações para falar sobre o caso.”

A mesma justificativa é adotada pelo atual presidente do PT municipal, Antônio Fidélis. “Não dá para comentar o assunto sem saber das informações”, responde.

Contas do prefeito de 1996 são aprovadas

Por unanimidade, os vereadores de Diadema aprovaram quarta-feira as contas do prefeito José de Filippi Júnior (PT), referentes ao exercício de 1996, e que foram rejeitadas pela Casa há oito anos.

A surpresa ficou por conta da bancada de oposição, que, embora já tivesse manifestado tendência contrária a Filippi, votou favoravelmente. “Foi feita uma grande avaliação, na qual constatamos que os erros não eram tão graves. Além disso, passou muito tempo e naquela epóca não existia a Lei de Responsabilidade Fiscal”, explica o vereador Lauro Michels (PSDB).

Fatec - Os parlamentares aprovaram dois projetos que viabilizam a construção da Fatec (Faculdade Técnica). O primeiro formaliza a doação de terreno de 5.000 m² da empresa Papaiz à cidade para a construção do prédio, localizado na Avenida Luiz Merenda, 503 (antiga Avenida Santa Catarina). “Dessa forma ficará um canal direto entre o governo do Estado e a Prefeitura para a viabilização do órgão”, comenta o diretor de governo Airton Germano.

O outro item celebra o convênio da administração com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, responsável pela coordenação da Fatec. A obra custará aproximadamente R$ 6 milhões e deverá ser construída em torno de 10 meses.

Última sessão - Nesta quinta-feira, acontece a última sessão do ano em Diadema. Sete projetos serão apreciados pelos parlamentares.

Por Leandro Baldini - Diário Online / Sucursal de Diadema
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.