NOTÍCIA ANTERIOR
Coop realiza primeiro saldão de eletro de 2013 neste fim de semana
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dupla do Zaíra é acusada de roubar comércios no Centro
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/01/2013 | Cidade
Travessia Segura continua em 2013
Travessia Segura continua em 2013
Ação criada em 2011 para estimular mudança comportamental da população, com foco na conscientização de motoristas e pedestres, visa reduzir acidentes de trânsito.

Para continuar a crescer em 2013, o Grande ABC precisará receber ainda mais atenção na área da mobilidade. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC manterá a campanha Travessia Segura, que agora vai encabeçar a pauta do Grupo de Trabalho Mobilidade em 2013.

Com as novas gestões municipais, a expectativa é que os investimentos realizados até agora não somente continuem, mas ganhem mais espaços nos orçamentos públicos e privados.

Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo apontaram queda de 16,5% no número de acidentes de trânsito com mortes e lesões nos sete municípios, entre janeiro e agosto deste ano, em relação ao mesmo período de 2011.

Se considerados apenas Santo André, São Bernardo e São Caetano, o índice de mortes e lesões apurados pela Secretaria caiu 22,5%.

“Este projeto está programado para ser retomado logo nos primeiros meses de 2013”, afirma Andrea Brisida, coordenadora do GT, que apresentará estes resultados aos prefeitos eleitos para definição de novas ações.

Plano Regional - Outra aposta do GT é a conclusão do Plano de Mobilidade Regional, cujo diagnóstico com dados e análises preliminares das condições de mobilidade nos sete municípios – incluindo a identificação de 210 demandas de obras – foi apresentado em novembro.

“Também teremos em mãos o estudo da viabilidade econômica e técnica da integração tarifária do sistema municipal com a região metropolitana, que já é um consenso”, afirma Andrea, especialista em planejamento de transportes urbanos.

A coordenadora do GT Mobilidade ainda destaca que o estudo sobre a implantação do rodízio no ABC – cuja pesquisa de opinião divulgada em dezembro apontou que a população está dividida, mas que abriria mão do uso do automóvel particular se houvesse transporte público de qualidade – será encaminhado aos futuros prefeitos logo no início do ano.

Na avaliação de Andrea, os prefeitos da região têm atuado de maneira bastante participativa no tocante às discussões sobre mobilidade. É uma área com projetos mais detalhistas, que requer planejamento e organização.

“A integração entre os municípios melhorou significativamente nos últimos anos, com os prefeitos adotando uma linguagem equânime em relação ao assunto”, diz.

Segundo Andrea Brisida, a região assistiu à emergência de uma “avalanche de projetos” desde 2011. “É um balanço que excede 2012. Desde o começo da gestão do prefeito Mário Reali à frente do Consórcio [de 2011 até maio de 2012, quando pediu licença para disputar a eleição em Diadema], uma das premissas estabelecidas por ele foi priorizar os projetos que pudessem se concretizar regionalmente”, aponta.

A expectativa é de que os chefes dos Executivos locais eleitos para o mandato 2013-2016 deem sequência ao debate promovido de maneira integrada entre os municípios, intensificando os laços com as esferas estadual e federal.

Por Redação - Portal Mauá e Região
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.