NOTÍCIA ANTERIOR
Shoppings vendem 5,06% mais em outubro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vendas no comércio devem atingir R$ 307 milhões até o Natal
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/12/2012 | Economia
Trabalhadores retornam à produção na Mercedes-Benz
Trabalhadores retornam à produção na Mercedes-Benz Em assembleia com o Sindicado dos Metalúrgicos do ABC, os trabalhadores aprovaram a luta para manter o emprego. Foto; Andris Bovo
Em assembleia com o Sindicado dos Metalúrgicos do ABC, os trabalhadores aprovaram a luta para manter o emprego. Foto; Andris Bovo
Volta de 250 metalúrgicos afastados para as linhas sinaliza melhora no setor de caminhões

A Mercedes-Benz convocou 250 trabalhadores que estavam em layoff (contrato suspenso, recebendo salário integral e fazendo cursos de formação) para voltarem à empresa de São Bernardo, a partir de janeiro. Para os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o retorno ocorre com a retomada do crescimento das vendas de caminhões, um dos sinais do reaquecimento da economia.

Do total da produção de caminhões no País, 55% estão concentrados na Região. Desde o início do ano, o setor sofre com a queda nas vendas. Um dos motivos foi a mudança da motorização nos novos caminhões - que atendem ao Proconve-P7 (Euro5), a nova norma de controle de poluentes – e que encareceu em 15% os preços dos lançamentos.

A Mercedes-Benz é uma das líderes em vendas e sofreu um forte impacto em 2012. Desde maio, o Sindicato negocia com a montadora a permanência de cerca de 1.500 trabalhadores que estão em sistema de layoff. Desses, 250 voltarão à produção de eixos já no início de 2013.

“Sempre acreditamos que a defesa do emprego é o bem mais importante para o trabalhador e que o setor de caminhões e ônibus voltaria a entrar nos eixos. O setor passou por queda de vendas, mas sempre acreditamos no reaquecimento do setor”, afirmou Moisés Selerges, diretor de organização do Sindicato.

A expectativa é de que os demais trabalhadores também voltem para a produção “Nossa luta ainda não terminou, pois ainda temos outros companheiros com contrato suspenso. Só estaremos satisfeitos quando a economia for mais robusta e todos os trabalhadores estiverem de volta aos seus postos”, completou o dirigente.

Negociação

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC conseguiu negociar com a Mercedes-Benz no início de novembro, a prorrogação da permanência de 484 trabalhadores contratados por prazo determinado. Depois de uma extensa negociação, e apostando na retomada da produção no início de janeiro de 2013, o Sindicato conseguiu que os contratos fossem prorrogados até dia 31 de março.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC também recorreu ao governo federal para que medidas de estímulo fossem adotadas ao setor de caminhões.

E o conjunto de medidas já demonstra um reaquecimento do setor. Conforme dados da Fenabrave, a associação dos revendedores, a média diária de licenciamento de caminhões cresceu 31% e passou de 517 unidades em outubro para 677 unidades em novembro, considerando vendas até a metade do mês.

O governo federal reduziu em agosto a taxa de juros para compra de caminhões, máquinas e equipamentos, dentro das linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O percentual caiu de 5,5% para 2,5%, além da ampliação do prazo de financiamento para 120 meses.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.