NOTÍCIA ANTERIOR
Ministro do Trabalho discute sobre Mercedes
PRÓXIMA NOTÍCIA
Anvisa proíbe venda de geleia de morango com larvas e pelo de roedor
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/08/2016 | Economia
Trabalhadores queimam telegrama de demissão enviado pela Mercedes
Trabalhadores queimam telegrama de demissão enviado pela Mercedes Ato simboliza a rejeição da categoria ao comunicado de demissão enviado pela montadora. Foto: Rodrigo Pinto
Ato simboliza a rejeição da categoria ao comunicado de demissão enviado pela montadora. Foto: Rodrigo Pinto
Ato foi realizado em frente à fábrica na manhã desta sexta-feira (19/08)

“Sinto que voltei para a briga”, desabafou um dos trabalhadores na Mercedes-Benz após queimar o telegrama com aviso de demissão recebido há dois dias. Em ato realizado nesta sexta-feira (19/08) em frente à fábrica de São Bernardo, os metalúrgicos demonstraram disposição de manter as atividades contra os cortes anunciados pela empresa no início desta semana.

O funcionário Ricardo Marques da Silva trabalha na montadora há cinco anos na área de eixo e relatou a sensação de alívio ao ver a carta pegando fogo. “Isso demonstra que estamos reagindo e prontos para brigar pelo nosso emprego. É como se todo o problema tivesse sido queimado junto”, disse.

Na avaliação do secretário de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Valter Sanches, o ato de queimar os telegramas simboliza a rejeição da categoria ao comunicado de demissão sumária. “Demitir um trabalhador já é uma decisão extrema, mas da forma que a notícia foi dada é de muita frieza por parte da empresa, por isso não aceitamos e queimamos cada carta”, afirmou.

A quantidade de telegramas queimados é desconhecida, mas a empresa havia informado no início do mês de agosto, por meio de boletim interno, que daria início ao processo de demissões a partir de setembro – quando o prazo de estabilidade pelo PPE (Programa de Proteção ao Emprego) é encerrado – de cerca de 1.870 funcionários. O número se refere à quantidade de trabalhadores que restaram do excedente anunciado pela fábrica de 2,5 mil metalúrgicos, depois de encerrado o PDV (Programa de Demissão Voluntária) com 630 adesões.

O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC convocou todos os trabalhadores a comparecer em assembleia agendada para a próxima segunda-feira (22/08) em frente à entidade sindical, às 10h, seja para manter a mobilização ou para informar algum encaminhamento das negociações junto com a Mercedes-Benz, que se estende na tarde desta sexta-feira (19/08).

Por Iara Voros - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.