NOTÍCIA ANTERIOR
Saúde é tema da assembleia do Consórcio Intermunicipal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Programa Cidade Limpa em Mauá chega à região da Vila Bocaina
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/08/2014 | Cidade
Trabalhadores da Viação Cidade de Mauá ameaçam greve
Trabalhadores da Viação Cidade de Mauá ameaçam greve Viação Cidade de Mauá, de propriedade de Baltazar, foi proíbida de participar da licitação após ser considerada inidônea. Foto: Adonis Guerra/Arquivo ABCD MAIOR
Viação Cidade de Mauá, de propriedade de Baltazar, foi proíbida de participar da licitação após ser considerada inidônea. Foto: Adonis Guerra/Arquivo ABCD MAIOR
Cerca de 200 funcionários não receberam rescisão de Baltazar; governo Donisete tenta intermediar solução

Funcionários do empresário Baltazar José de Souza ameaçam greve pelo não pagamento de multas rescisórias a 200 trabalhadores que serão demitidos após a contratação da futura operadora. A decisão ocorre após a Justiça ter validado a licitação do transporte público em Mauá. Entre as empresas que vão aderir à paralisação está a Viação Cidade de Mauá, atualmente responsável por 17 linhas de ônibus municipais, de propriedade de Baltazar. A Suzantur, que atualmente explora emergencialmente parte das linhas de ônibus na cidade, foi a única classificada no processo licitatório e deverá ser anunciada vencedora do certame nos próximos dias.

A decisão do Sintetra (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviários e Anexos) pelas paralisações foi tomada em assembleia na segunda-feira (04/08). A greve também atinge a E.A.O.S.A. (Empresa de Auto Ônibus de Santo André), que opera linhas intermunicipais. Há funcionários das antigas empresas de Baltazar que ainda esperam pelos direitos trabalhistas, como a Viação Januária e Viação Barão de Mauá. Ambas circularam no município até 2010.

De acordo com o Sintetra, Baltazar não pagou as rescisões contratuais de empregados que estão em fase de transferência para Suzantur. Virtual vencedora da licitação, a empresa com sede em Suzano deverá operar em definitivo as 49 linhas de ônibus, após oferecer R$ 6,2 milhões de valor de outorga onerosa, enquanto o montante mínimo no edital foi de R$ 5 milhões. O Paço analisa recursos contrários à proposta da concessionária, mas não os acatará.

Em resposta ao ABCD MAIOR, Baltazar encaminhou carta destinada ao Sintetra na terça-feira (05/08), em que garante compromisso firmado com a Suzantur em outubro de 2013. De acordo com o documento, a Suzantur deveria pagar os direitos trabalhistas dos funcionários, na medida em que a concessionária assumisse as linhas de ônibus em caráter emergencial.

Baltazar garante que firmou o acordo com José Garcia Neto e David Barioni, classificados na nota como “representantes da Suzantur”, em reunião com a presença do prefeito Donisete Braga (PT), do secretário de Governo, Edílson de Paula (PT), e do então responsável pela Pasta de Mobilidade Urbana, Paulo Eugenio Pereira Junior (PT). Para tentar contornar a ameaça de greve, o Sintetra se reunirá com Edílson nesta quinta-feira (07/08) para solucionar o impasse antes da paralisação marcada para meia-noite de sexta. O secretário de Governo e a Suzantur foram procuradas pelo ABCD MAIOR para comentar a versão de Baltazar, mas não retornaram o contato.

Por Bruno Coelho - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.