NOTÍCIA ANTERIOR
Citroën DS5 é visto em SP, dando pista de que linha crescerá em breve
PRÓXIMA NOTÍCIA
Peugeot traz 308 conversível ao Brasil por R$ 129.990
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/08/2012 | Veículos
Toyota quer dobrar vendas no mercado brasileiro em 2 anos
Montadora inaugura fábrica em Sorocaba, SP, para o ‘popular’ Etios.

Híbrido Prius começa a ser vendido no segundo semestre.


Dobrar as vendas em dois anos é o objetivo da Toyota do Brasil com a inauguração da nova fábrica de automóveis em Sorocaba (SP), que produzirá o compacto Etios. A inauguração oficial aconteceu nesta quinta-feira (9), um dia após a montadora anunciar em Brasília a cidade que receberá em 2015 a nova fábrica de motores: Porto Feliz, também no estado de São Paulo.

A unidade de Sorocaba não foi aberta a visitação. Durante discurso, o presidente da Toyota Mercosul, Shunichi Nakanishi, afirmou que a meta, agora, é atingir a marca de 200 mil unidades vendidas por ano - as vendas da montadora em 2011 fecharam em quase 100 mil unidades. "Nosso objetivo é nos tornarmos uma das maiores montadoras do Brasil ainda nesta década", ressaltou. Hoje, a Toyota tem 2,8% de participação no mercado brasileiro. Sua mais próxima concorrente, a Nissan, tem 3,5%. A montadora japonesa não fala em meta de participação. No entanto, acredita no crescimento contínuo nos próximos anos do mercado brasileiro em 5%. A previsão para este ano é de que o país atinja a marca de 4 milhões de veículos emplacados.
O presidente mundial da Toyota, Akio Toyoda, apresenta o novo carro da Toyota fabricado no Brasil, o Etios, apresentado na inauguração das instalações da fábrica da Toyota em Sorocaba, interior do Estado.

A aposta principal é o "popular" Etios, que custará a partir de R$ 35 mil - a montadora ressalta que este valor ainda não foi fixado, é apenas "uma ideia". A Toyota acredita que venderá, inicialmente, cerca de 70 mil unidades por ano do modelo. A nova fábrica tem capacidade para produzir 400 mil unidades anuais.

Se desde 1958 a empresa japonesa tem operações no Brasil, por que somente agora ela assume posição tão agressiva? Porque a Toyota acredita que, com o desenvolvimento econômico do Brasil, o que inclui Copa do Mundo e Olimpíadas, até 2015 o país tomará o terceiro lugar do Japão no ranking mundial de vendas.

"Queremos tornar esta 'desvantagem' de tempo em 'vantagem', porque agora conhecemos bem o mercado brasileiro e nossos concorrentes", destacou o diretor da Toyota Corporation, Hisayuki Inoue. Com o início da produção de motores em SP para o Corolla e o Etios, prevista para o segundo semestre de 2015, a montadora fará com que o índice de nacionalização do sedã suba de 65% para 85%, o mesmo que terá o compacto.

Híbrido Prius no 2º semestre
Assim como com o lançamento da marca de luxo Lexus, em maio passado, a Toyota quer reforçar a imagem da marca com a chegada, no segundo semestre, do híbrido Prius, que o G1 experimentou no Japão, em novembro passado.

A estreia do carro importado no mercado brasileiro foi confirmada, nesta quinta-feira, por Inoue. Desde o ano passado, a montadora já havia anunciado a chegada do modelo e, desde então, negocia com o governo brasileiro incentivos para o consumidor adquiri-lo.

Por Priscila Dal Poggetto Do G1, em Sorocaba (SP)
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.