NOTÍCIA ANTERIOR
Veja 10 cuidados para manter seu carro impecável
PRÓXIMA NOTÍCIA
GM estuda novo carro compacto de até R$ 30 mil para o Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/03/2014 | Veículos
Toyota pagará US$ 1,2 bilhão por problemas de acelerador nos EUA
Justiça americana diz que montadora iludiu consumidores.

Problema levou a fazer recall de milhões de veículos, inclusive no Brasil.


A montadora japonesa Toyota Motor pagará US$ 1,2 bilhão nos Estados Unidos para concluir o processo ligado aos problemas de aceleração repentina em seus carros, anunciou nesta quarta-feira (19) o departamento da Justiça americano.

O acordo encerra uma investigação de quatro anos das autoridades norte-americanas sobre esta falha técnica que pode estar relacionada com acidentes fatais nos Estados Unidos e que levou a montadora japonesa a fazer recall de mais de 8 milhões de veículos em 2009, inclusive no Brasil.

Montadora que mais vendeu carros no mundo em 2013, a Toyota admitiu que iludiu consumidores norte-americanos, omitindo e fazendo declarações enganosas sobre dois problemas de segurança, sendo que cada um deles causava um tipo de aceleração involuntária, disse o Departamento de Justiça.

A montadora atribui a aceleração involuntária a situações em que o pedal do acelerador ficou preso, em alguns casos no tapetinho do lado do motorista, e a erros dos condutores. A Toyota nega e o Departamento de Transportes americano, conhecido pela sigla NHTSA, não encontraram falha eletrônica ao investigar o caso durante 10 meses.

A Toyota enfrenta centenas de outros processos criminais sobre o problema de aceleração que ganharam notoriedade pública, como o das mortes de um patrulheiro rodoviário da Califórnia e sua família que, segundo relatos, foram causadas pela aceleração involuntária de um Lexus, a divisão de luxo da montadora.

Também foram à Justiça donos de carros que disseram que o valor desses veículos, para revenda, despencou depois da convocação dos recalls.

"A Toyota tem cooperado com a Procuradoria dos Estados Unidos nesta questão por mais de quatro anos", disse Carly Schaffner, porta-voz da fabricante, nesta quarta. "Durante esse período, realizamos mudanças fundamentais para nos tornarmos uma organização mais sensível e focada em consumidores, e estamos empenhados em melhoras contínuas".

Por G1, com agências internacionais
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.