DATA DA PUBLICAÇÃO 20/03/2014 | Veículos
Toyota pagará US$ 1,2 bilhão por problemas de acelerador nos EUA
Justiça americana diz que montadora iludiu consumidores.
Problema levou a fazer recall de milhões de veículos, inclusive no Brasil.
A montadora japonesa Toyota Motor pagará US$ 1,2 bilhão nos Estados Unidos para concluir o processo ligado aos problemas de aceleração repentina em seus carros, anunciou nesta quarta-feira (19) o departamento da Justiça americano.
O acordo encerra uma investigação de quatro anos das autoridades norte-americanas sobre esta falha técnica que pode estar relacionada com acidentes fatais nos Estados Unidos e que levou a montadora japonesa a fazer recall de mais de 8 milhões de veículos em 2009, inclusive no Brasil.
Montadora que mais vendeu carros no mundo em 2013, a Toyota admitiu que iludiu consumidores norte-americanos, omitindo e fazendo declarações enganosas sobre dois problemas de segurança, sendo que cada um deles causava um tipo de aceleração involuntária, disse o Departamento de Justiça.
A montadora atribui a aceleração involuntária a situações em que o pedal do acelerador ficou preso, em alguns casos no tapetinho do lado do motorista, e a erros dos condutores. A Toyota nega e o Departamento de Transportes americano, conhecido pela sigla NHTSA, não encontraram falha eletrônica ao investigar o caso durante 10 meses.
A Toyota enfrenta centenas de outros processos criminais sobre o problema de aceleração que ganharam notoriedade pública, como o das mortes de um patrulheiro rodoviário da Califórnia e sua família que, segundo relatos, foram causadas pela aceleração involuntária de um Lexus, a divisão de luxo da montadora.
Também foram à Justiça donos de carros que disseram que o valor desses veículos, para revenda, despencou depois da convocação dos recalls.
"A Toyota tem cooperado com a Procuradoria dos Estados Unidos nesta questão por mais de quatro anos", disse Carly Schaffner, porta-voz da fabricante, nesta quarta. "Durante esse período, realizamos mudanças fundamentais para nos tornarmos uma organização mais sensível e focada em consumidores, e estamos empenhados em melhoras contínuas".
Problema levou a fazer recall de milhões de veículos, inclusive no Brasil.
A montadora japonesa Toyota Motor pagará US$ 1,2 bilhão nos Estados Unidos para concluir o processo ligado aos problemas de aceleração repentina em seus carros, anunciou nesta quarta-feira (19) o departamento da Justiça americano.
O acordo encerra uma investigação de quatro anos das autoridades norte-americanas sobre esta falha técnica que pode estar relacionada com acidentes fatais nos Estados Unidos e que levou a montadora japonesa a fazer recall de mais de 8 milhões de veículos em 2009, inclusive no Brasil.
Montadora que mais vendeu carros no mundo em 2013, a Toyota admitiu que iludiu consumidores norte-americanos, omitindo e fazendo declarações enganosas sobre dois problemas de segurança, sendo que cada um deles causava um tipo de aceleração involuntária, disse o Departamento de Justiça.
A montadora atribui a aceleração involuntária a situações em que o pedal do acelerador ficou preso, em alguns casos no tapetinho do lado do motorista, e a erros dos condutores. A Toyota nega e o Departamento de Transportes americano, conhecido pela sigla NHTSA, não encontraram falha eletrônica ao investigar o caso durante 10 meses.
A Toyota enfrenta centenas de outros processos criminais sobre o problema de aceleração que ganharam notoriedade pública, como o das mortes de um patrulheiro rodoviário da Califórnia e sua família que, segundo relatos, foram causadas pela aceleração involuntária de um Lexus, a divisão de luxo da montadora.
Também foram à Justiça donos de carros que disseram que o valor desses veículos, para revenda, despencou depois da convocação dos recalls.
"A Toyota tem cooperado com a Procuradoria dos Estados Unidos nesta questão por mais de quatro anos", disse Carly Schaffner, porta-voz da fabricante, nesta quarta. "Durante esse período, realizamos mudanças fundamentais para nos tornarmos uma organização mais sensível e focada em consumidores, e estamos empenhados em melhoras contínuas".
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