NOTÍCIA ANTERIOR
Ford traz de volta versão Sport da nova Ranger
PRÓXIMA NOTÍCIA
Peugeot faz recall de 308 e 408 por problema no freio
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/02/2014 | Veículos
Toyota lança pedra fundamental de fábrica de motores em Porto Feliz
Unidade deve ficar pronta em 2016 e gerar 700 empregos diretos.

Investimento da montadora em sua quarta fábrica no país é de R$ 1 bilhão.


A montadora japonesa Toyota lançou nesta sexta-feira (14) a pedra fundamental da fábrica de motores que será construída em Porto Feliz (SP). As obras devem começar nos próximos dias e a unidade, que vai gerar 700 empregos diretos, tem previsão de inauguração para 2016.

A produção inicial será de 70 mil motores anuais, que vão equipar os modelos Etios, produzidos na unidade de Sorocaba (SP), inaugurada em 2012. A capacidade máxima deve chegar a 200 mil motores/ano, que servirão, também, para os carros da linha Corolla, fabricados em Indaiatuba (SP). Segundo a empresa, ainda não há previsão para o início da produção de motores para o sedã. O investimento da montadora na construção da planta é de cerca de R$ 1 bilhão.

Atualmente, os motores são importados do Japão e apenas montados no país. “É uma grande oportunidade de desenvolvimento de tecnologia no Brasil, inspirada no padrão japonês de conhecimento”, afirmou o vice-presidente executivo da Toyota no Brasil, Luiz Carlos de Andrade Júnior. A opção de fabricar os motores no país não vai interferir no preço final dos veículos, informou a empresa.

A escolha foi feita, segundo ele, por questões de logística. “Porto Feliz fica praticamente à mesma distância de Sorocaba e de Indaiatuba, que são as unidades que serão atendidas pela fábrica, além de ser uma região bem atendida por estradas e em pleno desenvolvimento”, elogiou.

A fábrica terá alguns conceitos ecológicos já adotados na unidade de Sorocaba, com o objetivo de reduzir a emissão de resíduos orgânicos e de dióxido de carbono (CO2), principal responsável pelo efeito estufa, além de aproveitar ao máximo a a água da chuva e preservar a mata nativa ao redor da planta.

A cerimônia teve a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que celebrou o fato de a empresa novamente escolher o Estado de São Paulo como sede – a primeira unidade da empresa no Brasil, aberta em 1958 e ainda em funcionamento, fica em São Bernardo do Campo. “É uma grande prova de confiança no presente e no futuro do Brasil e do São Paulo”.

O prefeito de Porto Feliz, Levi Rodrigues Vieira (PSD), disse que a fábrica consolida um novo momento na história da cidade, que ficou famosa por ser ponto de partida para os bandeirantes, nos séculos 17 e 18, e viveu por muito tempo apenas da agricultura. “Hoje somos cada vez mais uma cidade aberta à industrialização. Antes muitos jovens saíam da cidade em busca de emprego, e agora eles terão essa oportunidade de crescer profissionalmente consoco”, diz.

Por Fernando Cesarotti - G1 Sorocaba e Jundiaí
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.