NOTÍCIA ANTERIOR
Ford Fiesta 2017 ganha novas versões; preço parte de R$ 51.990
PRÓXIMA NOTÍCIA
BMW aposta em motos retrô na abertura do Salão de Colônia
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/09/2016 | Veículos
Toyota abandona diesel em rival do HR-V após ''dieselgate''
Toyota abandona diesel em rival do HR-V após ''dieselgate'' Toyota CH-R (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Toyota CH-R (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
Toyota CH-R não terá versão a diesel, diz executivo.
Tendência é de redução das opções a diesel na Europa.


A Toyota vai retirar motores a diesel de seu novo compacto C-HR na esteira do escândalo de emissões da Volkswagen e provavelmente fará o mesmo nas futuras renovações de modelo, afirmou um executivo da montadora.

A fabricante de automóveis japonês decidiu "nos últimos 6 a 12 meses" não oferecer uma versão diesel do carro, apresentado no Salão do Automóvel de Paris, porque a demanda está caindo acentuadamente, disse à Reuters o vice-presidente executivo, Didier Leroy.

Se tivéssemos hoje que renovar outros modelos e incluindo o compacto Auris maior, "nós provavelmente faríamos a mesma coisa", acrescentou Leroy.

A decisão da Toyota é o mais recente exemplo de como o chamado escândalo "dieselgate" está forçando as montadoras a reescreverem os planos estratégicos que vão moldar seu futuro nos próximos anos.

A Reuters informou este mês que a Renault espera que os motores diesel desapareçam da maioria de seus carros europeus após a montadora francesa reavaliar os custos de cumprimento das normas de emissões mais rigorosos na sequência do escândalo da Volkswagen.

Embora o escândalo tenha focado na fraude do software da montadora alemã, também concentrou a atenção do público na disparidade toda a indústria entre as emissões de óxido de nítrico na estrada e os registrados em testes regulamentares.

A partir de 2019, as aprovações de veículos dependerão do desempenho das emissões durante a condução real. Isso está fazendo fabricantes a instalarem sistemas de tratamento de emissões mais caros.

CH-R
O crossover é a aposta da Toyota para brigar no mercado que já tem Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks, entre outros. A versão de produção foi apresentada em março deste ano.

Apesar de parecer mais compacto, o C-HR é levemente maior que o HR-V. São 4,36 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,55 de altura e 2,64 m de distãncia entre-eixos.

Inicialmente, o crossover será produzido na Turquia e terá opções de motor 1.2 turbo de 116 cavalos de potência, além do 1.8 híbrido, que chega a 122 cavalos de potência.

Serão duas opções de transmissão: manual de 6 marchas ou automatizada do tipo CVT. A Toyota não confirma a vinda do modelo ao Brasil, mas deixou em aberto a possibilidade de o carro aparecer no próximo Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.

Por G1 - Reuters
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.