NOTÍCIA ANTERIOR
Calderón diz que o México pode superar epidemia
PRÓXIMA NOTÍCIA
México autoriza reabertura de bares, discotecas e estádios
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/05/2009 | Internacional
Torre Eiffel completa 120 anos
Símbolo de Paris e da França, a Torre Eiffel festeja neste mês seus 120 anos com uma série de manifestações.

Uma exposição contará, de 15 de maio a 31 de dezembro, "a epopeia da torre Eiffel", no 1º andar e nas escadarias do monumento.

Caroline Mathieu, curadora do museu d''Orsay e encarregada de uma outra exposição realizada no Hôtel de Ville de Paris, de 7 de maio a 29 de agosto, em homenagem a "Gustave Eiffel, o mágico do ferro", insiste sobre a beleza da torre "resultante do jogo da estrutura com o vento".

Maquetes da Torre, em metal, e em alabastro ornado, recebem o visitante. Fotos da "montagem", com um guindaste gigante, com andaimes até o primeiro andar tendo o Trocadéro como cenário, enquanto que, do lado do Sena, foi preciso instalações de ar comprimido para estabilizar o solo: uma série de fotos e de documentos de trabalho dos arquitetos podem ser consultados.

Uma parte da exposição (gratuita) mostra, também, um Eiffel na intimidade, burguês, pai de cinco filhos e infatigável empreendedor, que morreria aos 91 anos de idade.

A torre - Pintada de novo, a silhueta alongada cortando o céu parisiense desde 15 de maio de 1889, construída para a Exposição Universal, domina para sempre a cidade no alto de seus 300 metros, acolhendo cerca de 7 milhões de visitantes por ano e celebrando a posteridade de seu autor Gustave Eiffel.

Iluminada à noite, cintilando suas 20 mil lâmpadas, ela reencontrou seu brilho habitual após ter sido ornamentada com um azul escuro durante seis meses em 2008, durante a presidência francesa da União Europeia.

Mas não foi sempre uma unanimidade. Em 1887, artistas, entre eles Guy de Maupassant, Charles Garnier e Charles Gounod vilipendiavam o projeto ao qual chamavam de a "inútil e monstruosa Torre Eiffel".

O próprio Gustave Eiffel foi ele próprio, no início, reticente sobre este projeto metálico de dois de seus engenheiros, Maurice Koechlin e Emile Nougier, assumido a ideia depois do embelezamento feito pelo arquiteto Stephen Sauvestre.

O inventor genial jamais imaginou talvez a que ponto sua torre iria tornar-se uma estrela internacional, "uma das maravilhas do mundo" segundo o pintor Robert Delaunay que a imortalizou, assim como Raoul Dufy. Pode-se admirar uma série de "36 vistas da Torre Eiffel" (1888-1902) de Henri Rivière, à maneira das 36 vistas do Monte Fuji.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.