NOTÍCIA ANTERIOR
Limpeza em área pública começa em cinco dias
PRÓXIMA NOTÍCIA
Proposta de toque de recolher em Ribeirão divide moradores
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/05/2009 | Setecidades
Toque de recolher é polêmico e tem constitucionalidade questionada
O toque de recolher é visto com desconfiança por parte da sociedade e cada caso deve ser encarado de forma individual. Há quem defenda a inconstitucionalidade da medida, por cercear o direito de ir e vir.

O jurista Antonio Malheiros reconhece que muitos colegas são contrários. Porém, afirma que a liberdade das pessoas deve passar pelo crivo da razoabilidade e da proporcionalidade (ninguém pode tudo o tempo todo). Desta forma, defende o "toque de acolher" ("recolher é muito marcial, e lembra determinações de facções criminosas também"), desde que seja analisado a cada caso. "Um município populoso, por exemplo, como a Capital ou cidades grandes, não teria como vigiar todas as áreas. A periferia ficaria sem essa fiscalização."

Ex-presidente da Associação de Conselheiros Tutelares de São Paulo, Marcelo Nascimento é contrário à medida, que vê como inconstitucional. "Quem é a favor está querendo usar o Estatuto da Criança e do Adolescente de forma equivocada. Os pais são responsáveis pelos filhos, e não a polícia ou conselho tutelar", diz.

Nascimento lembra que apenas 10% dos crimes são praticados por adolescentes. Para ele, os menores são transformados em bodes expiatórios. "É uma covardia. O poder público precisa assumir a sua responsabilidade."

Por William Cardoso - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7732 dias no ar.