NOTÍCIA ANTERIOR
Santos promove 8ª Festa do Morango
PRÓXIMA NOTÍCIA
Salar de Uyuni é único em grandeza
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/09/2008 | Turismo
Topo das Américas
É inesquecível. Um rápido tour pela Cordilheira dos Andes pode deixar na memória do viajante mais aventureiro imagens de beleza intocada nos pontos mais altos da América do Sul. Bolívia, Peru e Chile são destinos ideais também para quem pretende explorar um pedaço rico em história, repleto de mistérios e lendas que remontam a um período muito anterior à chegada de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo.

Um roteiro que se inicia no coração da Bolívia - e, não por acaso, do próprio continente - e se estende até o umbigo do mundo, Cusco, e a cidade perdida dos incas, Machu Picchu.

Depois de dias em meio às nuvens, vale respirar o ar bem próximo ao Oceano Pacífico, vendo o Sol se esconder atrás das águas tranqüilas da chilena Arica. Uma madrugada depois, a brisa marinha cede espaço ao sol inclemente e à baixa umidade do Deserto do Atacama, o mais seco do planeta.

A partir da pequena San Pedro de Atacama, o Paso de Jama abre caminho entre vulcões e gêiseres para um retorno suave ao Sul da Bolívia. É o último pedaço de asfalto para quem pretende cruzar as lagunas altiplânicas, com seus flamingos selvagens, e o Salar de Uyuni, lugar único na Terra.

Para se acostumar novamente à urbanidade, uma passada por Sucre, capital legal da Bolívia, lugar de grande efervescência política, um contraponto econômico e cultural a La Paz.

De lá, um vôo para baixo, fechando o círculo em Santa Cruz de la Sierra, a cidade mais rica de um país onde a maioria absoluta das pessoas vive em estado de miséria, sobre os escombros daquele que já foi um grande império.

É possível fazer quase todo o trajeto de forma confortável e asséptica, com estadia, almoço e jantares semelhantes àqueles que se encontra em qualquer lugar do mundo.

Mas também existe outra opção, sem que se precise vender artesanato em feiras ou encarnar o espírito hippie dos anos 1960: basta transformar sua casa numa mochila de 70 litros e se deixar guiar pelo próprio instinto que as paisagens do caminho com certeza irão se encarregar da viagem por si só. Um detalhe: por apenas R$ 1.200, já contando as passagens aéreas e hospedagens.

Por William Cardoso - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.