DATA DA PUBLICAÇÃO 16/05/2009 | Veículos
Tiida Flex enfrenta Golf
A Nissan começou a vender, no final do mês passado, a versão flexível de seu hatch médio Tiida. Fabricado no México, o modelo chegou ao Brasil em 2007 com o motor 1.8 16V a gasolina.
Seus concorrentes diretos são Stilo, C4 Hatch, Vectra GT, 307 Hatch, Focus Hatch e Golf. Para esse comparativo, escolhemos como rival o veterano da Volkswagen.
Ambos foram avaliados nas versões equipadas com câmbio automático. O Tiida SL 1.8 Flex, que custa R$ 60.780, saiu-se muito bem, levando vantagem pelo seu excelente custo-benefício. O Golf GT 2.0 Total Flex (R$ 68.810) tem como pontos fortes o desempenho e a dirigibilidade.
O hatch mexicano destaca-se pelo amplo espaço interno - é 9 centímetros maior em comprimento e na distância entre eixos - e, nessa versão, tem um sistema de banco traseiro deslizante que permite aumentar a capacidade do porta-malas de 289 litros para 463 litros ou então privilegiar o conforto dos ocupantes do assento de trás.
Sua lista de equipamentos de série também é muito mais generosa do que a do Volkswagen. Ambos saem de fábrica com ar-condicionado digital, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve e trio elétrico. Mas o Nissan vai além, oferecendo direção elétrica (a do Golf é hidráulica), air bag duplo, freios com ABS e EBD, CD player com MP3 e seis alto-falantes, além de teto solar elétrico, itens que são opcionais no Golf e elevam seu preço a R$ 76.395, uma diferença bem significativa, de R$ 15.615.
Os dois hatches têm boa estabilidade e manobrabilidade, mas ao levar em conta o prazer de dirigir, o Golf leva a melhor, com mérito. Além de seu motor entregar torque máximo mais elevado a uma rotação mais baixa, a cereja do bolo é a transmissão Tiptronic de seis velocidades, que oferece também trocas sequenciais. Com respostas muito rápidas, o condutor nem precisa optar pelas trocas manuais. A suspensão bem acertada também garante mais diversão ao dirigir e segurança nas curvas.
No Tiida, por sua vez, o câmbio automático de quatro velocidades tem trocas lentas, que acabam apagando o desempenho do motor. Praticamente não se percebe que ele oferece 9 cv a mais que o do Golf quando abastecido com gasolina e 6 cv a mais com álcool.
Seus concorrentes diretos são Stilo, C4 Hatch, Vectra GT, 307 Hatch, Focus Hatch e Golf. Para esse comparativo, escolhemos como rival o veterano da Volkswagen.
Ambos foram avaliados nas versões equipadas com câmbio automático. O Tiida SL 1.8 Flex, que custa R$ 60.780, saiu-se muito bem, levando vantagem pelo seu excelente custo-benefício. O Golf GT 2.0 Total Flex (R$ 68.810) tem como pontos fortes o desempenho e a dirigibilidade.
O hatch mexicano destaca-se pelo amplo espaço interno - é 9 centímetros maior em comprimento e na distância entre eixos - e, nessa versão, tem um sistema de banco traseiro deslizante que permite aumentar a capacidade do porta-malas de 289 litros para 463 litros ou então privilegiar o conforto dos ocupantes do assento de trás.
Sua lista de equipamentos de série também é muito mais generosa do que a do Volkswagen. Ambos saem de fábrica com ar-condicionado digital, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve e trio elétrico. Mas o Nissan vai além, oferecendo direção elétrica (a do Golf é hidráulica), air bag duplo, freios com ABS e EBD, CD player com MP3 e seis alto-falantes, além de teto solar elétrico, itens que são opcionais no Golf e elevam seu preço a R$ 76.395, uma diferença bem significativa, de R$ 15.615.
Os dois hatches têm boa estabilidade e manobrabilidade, mas ao levar em conta o prazer de dirigir, o Golf leva a melhor, com mérito. Além de seu motor entregar torque máximo mais elevado a uma rotação mais baixa, a cereja do bolo é a transmissão Tiptronic de seis velocidades, que oferece também trocas sequenciais. Com respostas muito rápidas, o condutor nem precisa optar pelas trocas manuais. A suspensão bem acertada também garante mais diversão ao dirigir e segurança nas curvas.
No Tiida, por sua vez, o câmbio automático de quatro velocidades tem trocas lentas, que acabam apagando o desempenho do motor. Praticamente não se percebe que ele oferece 9 cv a mais que o do Golf quando abastecido com gasolina e 6 cv a mais com álcool.
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