NOTÍCIA ANTERIOR
Oficinas de bem com o ambiente
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fora o preço, muitas novidades
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/05/2009 | Veículos
Tiida Flex enfrenta Golf
A Nissan começou a vender, no final do mês passado, a versão flexível de seu hatch médio Tiida. Fabricado no México, o modelo chegou ao Brasil em 2007 com o motor 1.8 16V a gasolina.

Seus concorrentes diretos são Stilo, C4 Hatch, Vectra GT, 307 Hatch, Focus Hatch e Golf. Para esse comparativo, escolhemos como rival o veterano da Volkswagen.

Ambos foram avaliados nas versões equipadas com câmbio automático. O Tiida SL 1.8 Flex, que custa R$ 60.780, saiu-se muito bem, levando vantagem pelo seu excelente custo-benefício. O Golf GT 2.0 Total Flex (R$ 68.810) tem como pontos fortes o desempenho e a dirigibilidade.

O hatch mexicano destaca-se pelo amplo espaço interno - é 9 centímetros maior em comprimento e na distância entre eixos - e, nessa versão, tem um sistema de banco traseiro deslizante que permite aumentar a capacidade do porta-malas de 289 litros para 463 litros ou então privilegiar o conforto dos ocupantes do assento de trás.

Sua lista de equipamentos de série também é muito mais generosa do que a do Volkswagen. Ambos saem de fábrica com ar-condicionado digital, computador de bordo, faróis de neblina, rodas de liga leve e trio elétrico. Mas o Nissan vai além, oferecendo direção elétrica (a do Golf é hidráulica), air bag duplo, freios com ABS e EBD, CD player com MP3 e seis alto-falantes, além de teto solar elétrico, itens que são opcionais no Golf e elevam seu preço a R$ 76.395, uma diferença bem significativa, de R$ 15.615.

Os dois hatches têm boa estabilidade e manobrabilidade, mas ao levar em conta o prazer de dirigir, o Golf leva a melhor, com mérito. Além de seu motor entregar torque máximo mais elevado a uma rotação mais baixa, a cereja do bolo é a transmissão Tiptronic de seis velocidades, que oferece também trocas sequenciais. Com respostas muito rápidas, o condutor nem precisa optar pelas trocas manuais. A suspensão bem acertada também garante mais diversão ao dirigir e segurança nas curvas.

No Tiida, por sua vez, o câmbio automático de quatro velocidades tem trocas lentas, que acabam apagando o desempenho do motor. Praticamente não se percebe que ele oferece 9 cv a mais que o do Golf quando abastecido com gasolina e 6 cv a mais com álcool.

Por Sueli Osório - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.