NOTÍCIA ANTERIOR
Chevrolet Cobalt reestilizado custará a partir de R$ 52.690
PRÓXIMA NOTÍCIA
Interior do novo Classe E terá painel digital e 'touch' no volante
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/12/2015 | Veículos
Teste com oito cadeirinhas mostra falhas em todos os modelos
Estudo da associação Proteste não é o mesmo daquele feito pelo Inmetro.

Outros dois apresentaram problemas na retenção do pescoço do boneco.


Testes com 8 modelos de cadeirinhas de transporte infantil apontaram que a qualidade dos produtos disponíveis no Brasil não passa de "aceitável", de acordo com a avaliação da associação de consumidores Proteste.

"Nenhuma cadeirinha recebeu nota máxima nas avaliações de impactos lateral e frontal, e todas têm falhas nas informações para a correta instalação no veículo", afirmou a entidade.

Nas simulações, o impacto frontal foi equivalente à desaceleração de um veículo a 64 km/h e no impacto lateral a 28 km/h. Os testes consideraram itens como deslocamento e aceleração da cabeça, cargas no pescoço e aceleração do tórax da criança.

Vale lembrar que o teste não é o mesmo daquele utilizado pelo Inmetro para homologação dos produtos.

0 a 13 kg (bebê conforto)
Bébé Confort Streety Fix - 73 pontos
Chicco Key Fit - 73 pontos
Burigotto Touring Evolution - 63 pontos
ABC Design Risus - 51 pontos
Cosco CC 2001 - 44 pontos

0 a 25 kg (multigrupo)
Burigotto Matrix Evolution - 44 pontos
Safety 1ST Recline - 44 pontos
Galzerano Futura - 18 pontos

Segundo a Proteste, os 2 modelos mais bem classificados, Bébé Confort Streety Fix e Chicco Key Fit, foram considerados bons. As demais foram apenas aceitáveis, com exceção da Galazerano Futura, que teve o pior desempenho.

"Houve grande deslocamento da cabeça do boneco utilizado no teste de colisão e grande carga no pescoço, quando se avaliava o grupo II (15 a 25 quilos). Esse foi um fator limitante para a nota geral de segurança", afirmou a Proteste sobre a Galzerano Futura.

Já com a ABC Design Risus houve rompimento da base com Isofix e impacto da cabeça do boneco com a porta do carro no teste de acidente lateral.

Mesmo com as falhas, a Proteste lembra que "é importante que as crianças sejam levadas no carro dentro de um sistema de retenção adequado ao seu peso".

O bebê-conforto é adequado para recém-nascidos e crianças com 13 kg. As poltronas reversíveis (multiuso) permitem transportar desde recém-nascidos até crianças de cerca de 25 kg.

Os chamados boosters deixam a criança mais alta para poder usar o cinto normal do carro na posição correta. O equipamento é obrigatória até os 7 anos e meio, ou até que a criança meça 1,45 metro.

Procurada, a Dorel Juvenile, que representa as marcas Bébé Confort, Cosco e Safety 1ST, afirmou que não irá comentar o teste. Já a Artsana, responsável pela distribuição da Chicco no Brasil, afirmou, em nota, que "reitera seu compromisso com a qualidade e segurança dos seus produtos". A empresa também afirmou que "todas as cadeirinhas para auto da Chicco, marca há mais de 50 anos no mercado, são certificadas, sendo que as mesmas para tal são submetidas a rigorosos testes em laboratórios, acreditados pelo Inmetro". Por fim, a Artsana "garante que todos estão em total conformidade com as normas brasileiras.”

O G1 também entrou em contato com as empresas Galzerano, Burigotto e ABC Design, porém, não obteve retorno até a ultima atualização desta reportagem.

Obrigatória por lei
A cadeirinha, o bebê conforto ou o assento elevado são obrigatórios para o transporte de crianças de até 7 anos e meio em veículos de passeio, exceto transporte coletivo, carros de aluguel, táxis, transporte escolar e demais veículos com peso bruto superior a 3,5 toneladas.

O tipo de dispositivo de segurança depende da idade e do peso da crianças: o bebê conforto é indicado para as que têm até 1 ano (ou 13 kg); a cadeirinha, para as de 1 ano a 4 anos (de 9 kg a 18 kg); e o assento elevado, para as de 4 a 7 anos e meio (18 kg a 36 kg). Crianças maiores de 7 anos e meio até 10 anos podem ser transportadas apenas com o cinto de segurança, no banco de trás.

O descumprimento da lei é passível de multa de R$ 191,54, além de 7 pontos na carteira.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.