NOTÍCIA ANTERIOR
Vacinação contra a Gripe segue até dia 06 em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá amplia atendimento social
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/06/2012 | Cidade
Terapia equestre melhora a vida de pessoas com deficiência
Terapia equestre melhora a vida de pessoas com deficiência  Mãe relata progresso de Vitória. Aos cinco anos, ela lê e escreve. Roberto Mourão/ PM
Mãe relata progresso de Vitória. Aos cinco anos, ela lê e escreve. Roberto Mourão/ PM
Programa da Prefeitura, a Equoterapia beneficia 76 crianças, jovens e adultos

Melhora do comportamento e da concentração, desenvolvimento da autonomia e resgate da autoestima. Estes são alguns dos benefícios observados por profissionais e familiares e vivenciados pelos pacientes do programa Equoterapia, desenvolvido pela Prefeitura, que atende 76 crianças, jovens e adultos de Mauá com algum tipo de deficiência.

Uma vez por semana, a pequena Vitória da Silva cavalga e participa de outras atividades eqüestres, como pentear o animal e conhecer suas formas de alimentação. “Minha filha só progride, há bastante evolução no comportamento dela”, analisa emocionada a mãe, a diarista Marina Aparecida da Silva, de 36 anos. “Antes eu chorava porque ela não falava. Hoje ela fala várias frases. Aqui é o meu segundo lar”, comemora a mãe. Vitória tem autismo e participa do projeto desde outubro.

Além do progresso comportamental, Vitória teve evolução também na escola. Aos cinco anos, ela já lê e escreve. O carinho que a menina demonstra pelos cavalos, de quem conhece os nomes, e o prazer que demonstra quando vai, semanalmente, à sessão de terapia inspiraram Marina a adotar dois cachorros, também “cavalgados” por Vitória em casa. O tratamento é desenvolvido no Centro de Reabilitação e Equoterapia Cidade dos Meninos, no Parque das Nações, em Santo André.

A fisioterapeuta e coordenadora da terapia, Rosangela Gonçalves, explica que o contato com os cavalos, comprovadamente, provoca melhoras no raciocínio lógico e no comportamento dos pacientes, como a diminuição da irritabilidade e agressividade. “O cavalo é o animal ideal para este projeto porque ele não tem rejeição. Ele é aberto à aproximação, mas, por causa do tamanho intimida. Então, trabalhamos a questão do limite, pois, se a criança bate no animal e ele tem uma reação, isso é transferidos também para as outras relações”, relatou.

Murilo da Silva Santos, de 9 anos, também aprendeu a adorar cavalos e a montá-los. Portador de paralisia cerebral, o menino tem dificuldade de locomoção, agora minimizada pelo contato com os animais. “Ele tinha medo de descer escala, viela”, conta a mãe Joana Denaiusa da Silva Nascimento, de 39 anos. “Agora ele não tem mais e, logo que começou a fazer a terapia, passou a controlar a saliva”, comenta orgulhosa.

A fisioterapeuta afirma também que há melhoras na concentração, já que, se houver distrações, a criança sente que perde o controle sobre o animal e pode cair. Já no âmbito físico, os participantes do projeto sentem melhora no equilíbrio e na coordenação motora.

Os benefícios da Equoterapia não são restritos aos deficientes. Os pais e acompanhantes também são alvo do projeto, já que 80% da evolução do paciente depende da relação familiar. Questões como a insegurança, frustração e superproteção são trabalhadas, para fazer com que acreditem no potencial dos filhos e possam transmitir mais segurança, fazendo fortalecendo a independência.

“É fundamental que a família veja o filho realizando coisas. Os pais se surpreendem. Dizem ‘Nossa, não sabia que o meu filho podia fazer isso’, enquanto eles mesmos não conseguem montar no cavalo”, continua Rosangela. O projeto Equoterapia existe desde 2007 e há dois é realizado no Centro dos Meninos, por meio de parceria com a Prefeitura de Mauá. Os pacientes participam do projeto por, no máximo, dois anos.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.