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DATA DA PUBLICAÇÃO 19/01/2016 | Economia
Temporários de Páscoa estão mais concentrados nos pontos de venda
Temporários de Páscoa estão mais concentrados nos pontos de venda Como consumidor está retraído, indústrias decidiram apostar mais em vendedores e representantes das marcas. Foto: Luciano Viccioni/Arquivo ABCD MAIOR
Como consumidor está retraído, indústrias decidiram apostar mais em vendedores e representantes das marcas. Foto: Luciano Viccioni/Arquivo ABCD MAIOR
Setor vai contratar 29 mil trabalhadores com foco maior na atração do consumidor, de acordo com associação da indústria de chocolate

Para atender a demanda das indústrias e lojas especializadas do setor de chocolate, cerca de 29 mil brasileiros devem ser contratados temporariamente nesta Páscoa. De acordo com levantamento da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), as vagas são para produção, promoção e venda de produtos e podem ser preenchidas até o início de março.

A quantidade de vagas disponíveis é superior em relação às 26 mil contratações do mesmo período de 2015. Esse acréscimo demonstra que o setor vai na contramão da economia, já que a principal data comemorativa do ano, o Natal, registrou queda de 2,3% no número de vagas temporárias, como divulgou a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) no fim do ano passado.

O vice-presidente da Abicab, Ubiracy Fonseca, encara com otimismo o desempenho do setor neste ano, mas mantém os pés no chão. “Como o mercado está difícil para todos, as empresas decidiram apostar mais em vendedores e representantes da marca para abordar os consumidores, que estão mais retraídos, ao invés de intensificar a produção”, afirmou.

Prova dessa mudança, a Lacta espera contratar 8.500 temporários para a função de animador de Páscoa, 3.288 deles em São Paulo. De acordo com a marca, há possibilidades de efetivação após a data. “Em 2015, 13% das vagas de promotor foram preenchidas por candidatos que foram temporários de Páscoa”, afirmou por meio de nota a Mondelez, fabricante dos produtos Lacta.

O Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau, contratará 650 temporários, sendo 490 para a indústria nas áreas de auxiliar de produção e almoxarifado, e outros 160 nos pontos de venda. A média salarial varia entre R$ 1.017 e R$ 1.100, respectivamente. Os contratos têm duração de três meses e podem ser renovados por mais três.

FRANQUIAS

No ABCD, os franqueados das principais marcas de chocolate devem intensificar o número de vendedores nas lojas a partir de fevereiro. É o caso da responsável por uma das unidades da Cacau Show em São Bernardo, Kelvia Samara Mendes, que vai dobrar o número de funcionários contratando dois temporários. “Essa é a melhor data do ano para nós, mas estamos um pouco inseguros porque achei que as vendas de Natal seriam melhores”, disse. Já a sócia-proprietária da unidade da Brasil Cacau em Diadema, Juliana Costa e Silva, espera contratar apenas um temporário em março. “Tenho quatro vendedoras na loja e este ano vamos reduzir pela metade as contratações”, disse.

Por Iara Voros - ABCD Maior
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