NOTÍCIA ANTERIOR
Zina é preso com cocaína na Zona Oeste de SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mais de 300 mil veículos devem descer a serra neste feriado
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/10/2009 | Geral
Temporão: Tamiflu poderá ser liberado com receita
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou nesta quarta-feira que o governo estuda a liberação da venda do Tamiflu (fosfato de oseltamivir), medicamento usado contra a gripe suína (Influenza A H1N1), nas farmácias. O remédio seria vendido com retenção da receita, para evitar a automedicação.

"Estamos revendo a estratégia de distribuição do medicamento", disse o ministro. Caso a venda do remédio seja liberada, o ministério exigirá garantias do uso racional do Tamiflu. "Temos que evitar a automedicação e a compra sem receita médica porque já foram registrados vários casos de resistência", completou o ministro.

A diferença no ano que vem, prosseguiu Temporão, é que o País já terá uma vacina disponível. Mesmo assim, o Ministério da Saúde vem revendo detalhadamente todas os aspectos do combate à pandemia, desde a compra de vacinas, recomposição de estoques de medicamentos até formação e capacitação de pessoal e estratégias de comunicação.

O laboratório Roche, que detém a patente do Tamiflu, informou que ainda não foi consultado pelo governo brasileiro sobre a possibilidade de voltar a comercializar o medicamento.

Lei Seca - O ministro participou da abertura do 1º Fórum Global sobre Violência e Acidentes de Trânsito. Promovido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o encontro, em um hotel na Zona Oeste do Rio, discutiu estratégias de prevenção para reduzir o número de mortes provocadas por trauma. Segundo o diretor da OMS, Etienne Krugg, das 5,8 milhões de mortes por ano por causas violentas, pelo menos 2 milhões delas seriam evitáveis caso as emergências dos hospitais fossem bem estruturadas.

A Operação Lei Seca, blitze diárias promovidas pela Secretaria de Governo do Estado do Rio, vem sendo apontada pela OMS como referência no combate aos acidentes de trânsito. Segundo o secretário estadual de Saúde, Sergio Côrtes, houve uma redução de 24,18% dos acidentes de trânsito nos seis primeiros meses de implementação das blitze.

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.