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DATA DA PUBLICAÇÃO 03/01/2013 | Economia
Temporada das promoções de verão começa nas lojas do ABCD
Temporada das promoções de verão começa nas lojas do ABCD População invade lojas na Marechal para aproveitar promoções. Foto: Rodrigo Pinto
População invade lojas na Marechal para aproveitar promoções. Foto: Rodrigo Pinto
Lojas e shoppings combinam a atividade de troca com o início das liquidações para aumentar o movimento dos consumidores

O comércio já iniciou a temporada de liquidações na Região. As promoções variam em média de 10% à 60% e abrange lojas de rua e de shoppings. Os lojistas apostam nos preços baixos para alavancar as vendas neste período de troca de presentes de Natal.

Os principais centros de compras do ABCD, nos primeiros dias de 2013, estão com movimento acima das expectativas dos lojistas, isto porque o volume de trocas de presentes está alto. Alguns estabelecimentos iniciaram as promoções antes mesmo da virada do ano, mas a maioria apostou em ações de vendas especiais a partir desta quarta-feira (02/01).

A loja de calçados e acessórios Shoebiz, de São Bernardo, abriu as portas apenas após as 12h de quarta-feira com preços até 60% menores. Em frente ao cartaz na porta indicando a “mega promoção”, uma multidão aguardava a abertura para conferir os preços. A estratégia funcionou e, logo nos primeiros minutos, já havia cliente na fila do caixa com o produto na mão. “Esperamos faturar cerca de 40% acima para um dia comum nesta época. E acredito que vamos superar pela quantidade de clientes na loja”, afirmou o gerente geral Edivaldo Pereira Oliveira, 40 anos.

A curiosidade pelas promoções atraiu consumidores que estavam apenas de passagem pela rua Marechal Deodoro. Acompanhado da esposa e do filho, o motorista Róger Santana, 39 anos, aguardou a abertura da loja“ Não viemos ao Centro com o foco em compras. Fomos ao cartório, mas não resistimos ao cartaz”, confessou.

Já a loja Besni apostou no movimento de trocas para atrair os clientes. “O fluxo de trocas está alto este ano. Por isso, logo após o Natal, já iniciamos as promoções. Assim, o consumidor pode levar algo a mais além da troca. O forte são as peças de vestuário próximas à entrada da loja, com preços entre 30% e 40% mais baixos. Até o final do mês, iremos intensificar a liquidação”, prometeu o gerente Eduardo Souza, 32 anos.

Luciana Silveira, 28 anos, caiu na tentação dos preços baixos ao trocar um vestido que ganhou de presente. “Troquei o vestido por um número menor, mas me empolguei com as blusinhas baratas e comprei cinco modelos diferentes”, admitiu.

Na loja de bolsas Tiara, o fluxo na hora do almoço era de fim de ano, com muita fila para pagar. “Parece até que ainda virá o Natal, já que a loja está lotada”, afirmou a dona de casa Lucimara Correa, 53 anos.

Para a gerente da loja de vestuário Escala, Liliane de Oliveira, 30 anos, o objetivo é aquecer as vendas com as promoções e evitar um prejuízo com as peças de verão. “As vendas de Natal foram em média 20% abaixo das expectativas no comércio no geral. A promoção atrai o consumidor e faz girar mais rápido as peças. E logo já chegam as peças de outono inverno, por isso iniciamos rápido a liquidação”, explicou.

Shopping - Os shoppings da Região realizam anualmente ações especiais de vendas nas lojas. Geralmente as liquidações ocorrem no fim de janeiro. Porém, algumas lojas já oferecem descontos desde 26 de dezembro para aproveitar as trocas de presentes. Este ano, o Shopping Metrópole resolveu sair na frente e vai realizar o saldão “a hora é agora” entre os dias 4 e 5 de janeiro. As lojas participantes da promoção estarão decoradas com bexigas vermelhas e brancas e os produtos com os maiores descontos estarão em destaque nas fachadas.

Consumidor deve ficar atento às regras das lojas

A gerente de Atendimento ao Cliente do Procon de São Paulo, Selma do Amaral, orienta os consumidores a ficarem alertas para as normas de troca de cada estabelecimento para evitar problemas na hora de substituir o presente de Natal que não foi do seu gosto.

Alguma regras são comuns como o presente que não tinham a cor ou modelo adequado. Isso porque o fornecedor só é obrigado trocar o produto se tiver se comprometido no momento da compra. O compromisso, e as condições para se obter a troca, devem constar na etiqueta do produto, na nota fiscal ou em um cartaz da loja.

No caso de mercadorias que não sejam idênticas ao que o consumidor foi trocar, a loja deve fazer um crédito no valor do produto para que o cliente o consuma com outro item. “Nesta época, é comum não ter peças iguais, já que o fluxo de vendas é alto e acaba o estoque.Então o consumidor tem a opção de ter esse crédito”, orienta Selma do Amaral.

A gerente de Atendimento ao Cliente do Procon alerta que produtos que foram utilizados mas que o cliente não gostou não podem ser trocados. Selma dá exemplos. “Um calçado que a pessoa comprou, usou e não gostou, o lojista não pode efetuar a troca porque o produto não está com defeito e ele não poderá vender novamente porque está deteriorado. Algumas lojas para fidelizar o cliente até realizam este tipo de troca, mas não é comum”.

Já quando o produto apresenta algum defeito, a regra é outra. Nessa situação o Código de Defesa do Consumidor dá ao cliente um prazo para reclamar junto ao fornecedor: até 90 dias para produtos duráveis e até 30 dias para produtos não duráveis.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
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