NOTÍCIA ANTERIOR
Médicos peritos do INSS voltam ao trabalho nesta segunda-feira
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pais devem atentar a selo do Inmetro no material escolar
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/01/2016 | Economia
Tempo de espera por perícia médica no INSS dobra na Região
Tempo de espera por perícia médica no INSS dobra na Região Na unidade de Santo André do INSS, houve aumento de consultas de pessoas da Capital e outras cidades do ABCD. Foto: Andréa Iseki
Na unidade de Santo André do INSS, houve aumento de consultas de pessoas da Capital e outras cidades do ABCD. Foto: Andréa Iseki
Após 140 dias de braços cruzados, médicos peritos retomaram o atendimento nesta segunda-feira

O tempo de espera pela perícia médica nas unidades do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) dobrou no ABCD nos últimos meses. Após 140 dias de braços cruzados, os médicos peritos do INSS retomaram o atendimento nesta segunda-feira (25/01). A espera pela perícia na Região, que era em média de 20 dias antes da paralisação, é hoje de cerca de 40 dias.

Apesar de poucos profissionais aderirem à greve nas unidades do ABCD, o tempo de espera pela perícia dobrou na Região como reflexo da Capital. Com a paralisação, moradores de São Paulo preferiram agendar a consulta em Santo André ou Diadema.

“Em Santo André, o tempo de espera antes da greve era de 20 dias e hoje são 40 dias. Aqui os 15 médicos mantiveram atendimento, e com isso percebemos aumento de consultas de pessoas de São Paulo ou outros municípios do ABCD que tiveram adesão parcial à greve”, afirmou a gerente da unidade, Fátima Conceição Gomes.

LONGA ESPERA

Maria Imaculada Soares, 57 anos, aguarda há cinco meses a perícia para solicitar o auxílio-doença e está entre os que migraram de município para agilizar o atendimento. “Primeiro teve a greve de todos os funcionários e depois dos médicos. Em São Bernardo teve maior adesão, então marquei para fazer a consulta em Santo André.”

Na unidade de São Bernardo, a adesão dos médicos peritos inicialmente foi ampla, mas em dezembro 60% já haviam voltado ao trabalho. Foto: Andréa Iseki
Na unidade de São Bernardo, a adesão dos médicos peritos inicialmente foi ampla, mas em dezembro 60% já haviam voltado ao trabalho. Foto: Andréa Iseki

Em São Bernardo, a adesão dos médicos foi mais ampla, mas em dezembro cerca de 60% dos 29 profissionais já haviam retornado ao trabalho. O ABCD MAIOR percorreu as unidades nesta segunda-feira e verificou que o fluxo de atendimento estava normal, sem filas ou confusão.

O agendamento pode ser realizado pelo site ou telefone 135. O INSS calcula que cerca de 830 mil pedidos de concessão de benefícios no Brasil estejam parados. O volume de pedidos regionais não foi divulgado. O tempo médio de espera para o agendamento no País passou de 20 dias para 89 dias.

Maria José da Conceição Bastos, 40 anos, está há dois meses aguardando a perícia. “Fiz cirurgia e espero a consulta para o médico me liberar para voltar ao trabalho. Nesses dois meses não recebi salário e vou ter de pedir o retroativo ao INSS. Essa espera está me dificultando pagar as contas em dia e pôr comida na mesa, mas pelo menos aqui é menor o tempo de espera do que em outras cidades”, disse.

JORNADA

Cerca de 4.330 servidores são peritos médicos do Instituto no País. Um dos principais entraves da negociação foi a exigência da ANMP (Associação Nacional dos Médicos Peritos) de reduzir a jornada de trabalho de 40 para 30 horas semanais, sem a correspondente redução da remuneração.

Os médicos peritos reivindicavam ainda o reajuste salarial de 29,5%, já que a categoria afirma que desde 2012 não é aplicado o reajuste.

Nesta segunda-feira, 100% dos profissionais retornaram ao trabalho, mas a associação informou que a greve não foi encerrada. “A nossa luta continua, a categoria se sensibilizou com a situação da população que precisa muito do benefício e resolveu atender apenas os casos prioritários”, disse o presidente da ANMP, Francisco Cardoso.

De acordo com o INSS, todos os casos de perícia médica serão atendidos, e não somente os emergenciais.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.