NOTÍCIA ANTERIOR
MEC elimina mais 28 candidatos do Enem por postarem fotos da prova
PRÓXIMA NOTÍCIA
MEC divulga gabarito oficial do Enem
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/11/2012 | Educação
Tema da redação do Enem supreende
Tema da redação do Enem supreende
O tema proposto pelo MEC (Ministério da Educação) para a redação, no segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) surpreendeu. Ontem, os candidatos tiveram de escrever sobre o movimento imigratório para o Brasil no século 21. Além de agradar especialistas por ser assunto atual e mais conciso, a ideia central da dissertação levantou a bandeira dos direitos humanos e da procura pelo Brasil em virtude do bom momento econômico.

O exame abordou Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e a Redação de cinco horas e meia de prova. Como esperado pelos candidatos, os vilões foram os cálculos e o cansaço, em virtude da maratona de questionários com extenso enunciado desde o sábado.

Na avaliação do coordenador do MSU (Movimento dos Sem Universidade), Sérgio Custódio, o Enem manteve a tradição de estabelecer relação entre os saberes, interpretação de texto e, no caso da Matemática, temas do cotidiano. “Infelizmente os brasileiros ainda têm certa tensão com cálculos e muitos candidatos são tomados pelo susto ou medo, mas não foram contas difíceis”, destaca.

Exemplo disso foi a estudante Jéssica Senjão, 17 anos, que confessou ter chutado grande parte das questões de Matemática. “Achei hoje muito mais cansativo, apesar de ter gostado do tema da redação”, observa a jovem que pretende cursar Jornalismo na USP (Universidade de São Paulo). Entre o questionário que envolvia cálculos, foram cobrados conceitos de geometria, probabilidade, álgebra e mediana, por exemplo.

Para o especialista em Educação Mateus Prado, não houve nenhuma grande novidade, com exceção do assunto proposto para a redação. “Tivemos muitos quadrinhos, imagens, e cobrança de conteúdos já exigidos”, observa.

De acordo com os especialistas, aqueles que costumam ler e ter avaliação crítica dos noticiários se saíram bem na dissertação. “A partir das desigualdades sociais entre países como o Haiti e a Bolívia, por exemplo, é possível estabelecer relações com a vinda desses imigrantes para o Brasil, as condições vividas por estas pessoas atualmente e os direitos humanos”, ressalta Sérgio.

Já o estudante Jonathan Araújo Romero, 17, se decepcionou com o tema da redação deste ano. “Eu estudei Rio Mais 20 e sustentabilidade”, lamenta o morador de Santo André, que prestará Direito. Segundo ele, os exercícios de Português foram mais fáceis do que os cálculos.

MEC elimina 65 candidatos por postar imagens nos dois dias

A exemplo do que ocorreu ontem, o MEC eliminou hoje mais 28 candidatos que postaram imagens digitais durante a realização da prova. Com isso, foram 65 punições em várias unidades da Federação, de acordo com o ministério.

Em nota divulgada em seu portal, o MEC esclareceu que o candidato não pode, de acordo com o item 12.3 do edital do Enem, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, Ipods, pen drives, MP3, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens.

Balanço divulgado pelo ministro da Educação, Aloísio Mercadante, indica que o exame contou com 4,1 milhões de presenças e teve índice de 27,9% de abstenções. O gabarito oficial da avaliação será divulgado na quarta-feira.

PARTO

Uma das curiosidades do Enem 2012 foi um parto instantes antes do início da prova. A jovem Pâmela Lescano, 17 anos, deu à luz no banheiro da escola em que faria a prova, no Mato Grosso do Sul. A estudante, que não sabia que estava grávida, ganhou o direito de fazer o exame em nova data.

Por Natália Fernandjes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6234 dias no ar.