NOTÍCIA ANTERIOR
Ryan Reynolds e Andrew Garfield se beijam no Globo de Ouro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ingressos do Rock in Rio 2017 começam a ser vendidos em 6 de abril
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/01/2017 | Cultura
Telmo de Avelar, dublador do 'Pateta', morre no Rio aos 93 anos
 Telmo de Avelar, dublador do 'Pateta', morre no Rio aos 93 anos Telmo de Avelar dava voz ao Pateta, personagem da Disney (Foto: Reprodução/Casa da Dublagem e Reprodução/Walt Disney)
Telmo de Avelar dava voz ao Pateta, personagem da Disney (Foto: Reprodução/Casa da Dublagem e Reprodução/Walt Disney)
Informação foi confirmada pelo Retiro dos Artistas, onde ele morava. Telmo estava internado desde sexta-feira e teve falência múltipla dos órgãos.

Morreu na madrugada desta segunda-feira (9) o ator e dublador Telmo Perle Münch, conhecido como Telmo de Avelar. Intérprete de personagens como o Pateta, da Disney, ele tinha 93 anos e estava internado desde sexta-feira (6) na Coordenação de Emergência Regional, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio.

Segundo a assessoria do Retiro dos Artistas, onde Telmo morava, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. Até a última atualização desta reportagem, não havia definição sobre o enterro. Ele deixa uma filha.

Telmo nasceu em 2 de outubro de 1923 em Curitiba, no Paraná. Foi um dos pioneiros da dublagem no país e ficou conhecido por ser a voz oficial do Pateta nos anos 1970 e 1980 e por interpretar o professor Ludovico Von Pato, também da Disney.

Foi ainda o primeiro narrador do desenho "Super-Amigos", deu voz ao Senhor Olivaras, em "Harry Potter e a pedra filosofal" e a Charlie Chan na série dos anos 1970.

Em 50 anos de carreira, dirigiu ainda a dublagem de filmes e seriados como "A Família Dinossauro" e "Planeta dos Macacos". "Tiveram sucesso de repercussão fora do comum", lembrou Telmo em entrevista ao site "Radiofobia".

Como ator, foi o técnico de futebol Fausto Paiva, em "Irmãos Coragem". Na novela "Pai herói", em 1979, foi o delegado Sandoval.

Segundo o site Casa da Dublagem, ele teve uma infância pobre e, aos 14 anos, começou a carreira artística em um grupo de teatro amador. Anos mais tarde, já morando em São Paulo, começou a trabalhar em rádio, mas seguia vivendo com dificuldade financeira. Decidiu então, ainda de acordo com o site, ir para o Rio de Janeiro, onde começou a fazer pequenos trabalhos em rádios até ter sua carreira consolidada.

A morte de Telmo causou comoção entre dubladores. "Hoje a voz se calou. O legado está aí. Se a Disney conquistou o público brasileiro, muito deve a este homem. Vá...", postou no Twitter Christiano Torreão, que dá voz a Leonardo DiCaprio, entre muitos outros.

Guilherme Briggs, dublador do Super-Homem e de Buzz Lightyear, de "Toy story", também se manifestou em homenagem a Telmo: "Eu acredito que o primeiro Pateta foi o querido Telmo de Avelar", escreveu.

Por G1 - Rio
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6230 dias no ar.