NOTÍCIA ANTERIOR
CPTM implanta programa para melhorar relação com usuários
PRÓXIMA NOTÍCIA
Suposto racha mata rapaz em avenida de São Bernardo
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/07/2008 | Setecidades
Telefônica pede laudo sobre pane a centro de pesquisa
O presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, disse nesta sexta-feira que encomendou ao CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações) um laudo para apurar a origem da pane que deixou empresas, departamentos da Prefeitura e dos governos de São Paulo e federal sem internet entre a última quarta e quinta-feira. Conforme Valente, o parecer deve ficar pronto em, no máximo, dez dias, mas ele afirmou acreditar que o resultado possa ser divulgado antes.

Sobre a falha, a Telefônica informou apenas que o defeito se deu numa das duas redes com as quais a empresa trabalha, cujos equipamentos estão localizados em Sorocaba, no interior do Estado. Ele disse que é pouco provável que a parada tenha sido causada por um pirata de internet. "Mas isso não significa dizer que não possa ter havido erro humano", disse. Valente afirmou que a interrupção da internet é equacionada, mas alguns clientes ainda podem enfrentar "problemas pontuais". O presidente da Telefônica disse que, em até três dias, todos as falhas do sistema estarão resolvidas. A advogada do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) Daniela Trettel considera o prazo "tímido".

Segundo Valente, quatro grupos de usuários foram afetados. Os primeiros foram instituições públicas das esferas federal, estadual e municipal. Grandes empresas, entre elas bancos e seguradoras, também ficaram sem o serviço de banda larga, além de usuários residenciais que contratam o serviço "Speedy". Por fim o presidente mencionou não-usuários da Telefônica, mas que foram privados de realizar atividades como Bos (Boletins de Ocorrência) nas delegacias e serviços do Poupatempo.

"A situação está controlada nesta sexta-feira, especialmente entre instituições de maior impacto para a sociedade", afirmou, declarando que ainda há falhas pontuais que não necessariamente estão relacionadas com as que aconteceram desde a quarta-feira. No balanço mais recente feito pela Telefônica, a maioria das dificuldades relacionadas à pane foi sanada.

Das 1,6 mil delegacias de polícia, quatro ainda estavam sem o serviço. Dos 250 postos do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), um ainda estava na mesma situação. Segundo Valente, ainda havia problemas técnicos em seis das 560 varas do TJ (Tribunal de Justiça). De acordo com ele, foram normalizados os serviços da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e da Secretaria Estadual de Saúde.

Reunião - Valente, que participou nesta sexta-feira de reunião com entidades de defesa do consumidor - Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), Idec, além do MP (Ministério Público) e Procuradoria do Estado - evitou fazer projeções sobre indenizações que a Telefônica teria de fazer para compensar os transtornos aos clientes.

Na próxima segunda-feira, um novo encontro será promovido para se chegar às definições finais. A Telefônica diz que quase todo o serviço está normalizado.

Segundo fontes, a concessionária chegou a propor três dias de ressarcimento, mas nada foi concluído ainda. "A gente quer que seja um período superior aos dias em que o serviço ficou suspenso", afirmou a advogada do Idec. Outra discussão foi em torno de como será feito o atendimento aos clientes que se sentirem lesados, como a preparação de postos de atendimento e definição de prazos para dar respostas aos usuários.

Por fim, entrou na pauta como a Telefônica reparará o dano sofrido pela sociedade, que ficou impossibilitada de realizar serviços básicos, como boletins de ocorrência e até pagamento de contas. Como não será possível fazer uma mensuração de quantos usuários foram atingidos, pode estar em estudo a destinação de recursos para o Fundo de Direitos Difusos do Estado. Esse dinheiro poderá ser empregado, por exemplo, para projetos educativos, reflorestamento e até compras de equipamentos para organizações de defesa ao consumidor.

Por Diário Online - AE
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.