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DATA DA PUBLICAÇÃO 29/09/2008 | Tecnologia
Telefonia IP reduz gasto com ligações
Reduzir drasticamente os gastos com a conta de telefone é desejo de boa parte dos brasileiros. A popularização do sistema de telefonia com tecnologia IP (sigla em inglês para Protocolo de Internet) torna essa economia possível para alguns casos.

Para usuários domésticos as possibilidades não são tão grandes, uma vez que a redução mais forte dos preços por minuto não atinge ligações locais. "O público residencial liga muito pouco", lembra Cláudio Miklos, da revendedora especializada IPFone.

Exemplo - Dentro do plano básico, no horário normal, o minuto para um telefone fixo dentro da mesma cidade custa R$ 0,09. O Skype, um dos principais operadores de VoIP do mundo, oferece o minuto a R$ 0,06 para qualquer lugar do País.

Em ligações para telefones celulares de São Paulo, a telefonia comum cobra até R$ 0,78/minuto, a variar de acordo com a operadora discada. No entanto, se a ligação for feita pelo Skype, o custo é de R$ 0,06/minuto.

Para as ligações interurbanas, utilizando a Embratel como operadora de longa distância, a média de conexões para fixos, por minuto, é de R$ 0,65. O NetFone, serviço de VoIP da mesma companhia, cobra R$ 300 para instalação em São Paulo mais uma franquia mensal de R$ 34,90. No entanto, o valor por minuto fica em R$ 0,10, independentemente do Estado discado. Se a ligação for direcionada a celulares, com o telefone comum são cobrados, em média, R$ 1,85/min enquanto o Netfone cobra até R$ 0,77/min.

Para fora do País, a diferença é ainda mais gritante. Enquanto as ligações para fixo ou móvel saem R$ 1,45 mais R$ 0,13 a cada seis segundos, pelo Skype, o minuto fica em média R$ 0,50, com a mínima de R$ 0,05 e até mesmo tarifas gratuitas para Estados Unidos e Austrália.

"A economia chega a 96% em DDD e DDI. Estamos sentindo aumento na demanda do serviço e no volume de créditos comprados pelos clientes. Pessoas físicas estão adquirindo cada vez mais", afirma Mauro Amaral Jr., diretor de portfólio de produtos do UOL, responsável pelo serviço UOL VoIP.

Empresas - No mercado corporativo, o sucesso é incontestável. Everson Denis, professor do Instituto Mauá de Tecnologia, já desenvolve projetos para atender a demanda. "Estamos testando uma rede com VoIP para cerca de 300 ramais, utilizando um computador como central", comenta ele, em busca de uma solução para centrais de atendimento.

Cresce a utilização de telefonia IP na América Latina

Estudo divulgado pela Frost & Sullivan, empresa internacional de pesquisas no setor de tecnologia, estima que o mercado de telefonia IP deve atingir US$ 1,3 bilhão na América Latina até 2013.

Confirmando a tendência nacional, o serviço continua concentrado nas empresas, onde o volume de ligações interurbanas, internacionais e para telefones móveis é expressivamente maior. O crescimento da demanda pelo serviço é fruto principalmente da busca por redução de gastos, melhorando os resultados da companhia.

Segundo a pesquisa, o rápido desenvolvimento econômico na América Latina tem gerado maiores investimentos em tecnologia.

Com a redução dos custos das linhas IP, dos aparelhos telefônicos e adaptadores, pequenas e médias empresas também passarão a adotar o produto.

Usuário precisa ter acesso à rede de internet banda larga

A mudança de comportamento do brasileiro já faz com que sejam melhores aceitas as inovações tecnológicas. No entanto, quando o assunto é telefonia, ainda restam muitas dúvidas.

Mais conhecido como VoIP (sigla para Voz sobre Protocolo de Internet), esse tipo de tecnologia permite que o sinal de voz seja transformado em um pacote de dados, que pode ser enviado e recebido por meio de uma rede de Internet.

Para que o serviço seja habilitado, além da aquisição de créditos em ligações junto a uma operadora, é necessário que o usuário tenha uma conexão em banda larga. Assim, clientes da telefonia comum ligam seus aparelhos a um adaptador que, por sua vez, é atrelado ao modem de internet, permitindo a codificação da voz enviada.

O consumidor já conta também com os Hardwares IP, que são telefones habilitados para o sinal específico, com o qual o adaptador não se faz necessário.

Também é possível realizar ligações pelo computador. Nesse caso, telefones dotados de cabos USB podem ser utilizados apenas para tornar a prática mais intuitiva.

No entanto, para o funcionamento do serviço, bastam auto-falantes e um microfone atrelados à máquina. A única exigência é a instalação de um software realizador destas conexões, como Skype ou o 3CX. Na maioria dos casos, esse material está disponível para download no site dos próprios serviços.

O mesmo equipamento é utilizado para a ligação entre computadores. No entanto, esta não se configura como uma operação de telefonia e portanto, não é paga.

Por Bárbara Ladeia - Diário do Grande ABC
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