NOTÍCIA ANTERIOR
Google lança versão do Google Earth para iPhone
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aumento do lixo eletrônico faz Estado promover mutirão
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/10/2008 | Tecnologia
''Telefone fixo está com os dias contados'', diz presidente da Cisco
Em apresentação durante a Futurecom 2008, o presidente da Cisco, Pedro Ripper, anunciou o drástico declínio da telefonia fixa no Brasil, fenômeno que também deve acontecer no resto do mundo. Segundo o executivo, o mercado em transição "sem precedentes" permite nova formatação do cenário mundial das telecomunicações.

Tendências apontadas pela pesquisa Virtual Network Index, mencionadas por Ripper, mostram um forte declínio da utilização da telefonia fixa e móvel até 2015. Uma forte ascensão da transmissão de voz e dados por redes banda larga deve colaborar para a compensação desses resultados.

A principal justificativa, segundo o executivo da Cisco, é a mudança na forma de concorrência entre as empresas da área. Para ele, o mundo assiste a uma nova era de competição, em que empresas de setores diferentes passam a prestar os mesmos serviços, por exemplo, a participação de operadoras de telefonia móvel no fornecimento de acesso à internet. "É um desafio ao atual modelo econômico", define.

"Em 2006, a estimativa de 1,8 bilhões de usuários de internet para 2010 parecia bastante agressiva. No entanto, com a atualizações do dados, já serão 1,5 bilhões até o final deste ano", aponta o executivo, que destaca a América Latina como principal personagem nessa aceleração.

Em todo o mundo, o crescimento anual do volume de informações transferidas pela internet deve chegar a 46% ao ano até 2010. O Brasil deverá correr acima da média, com um crescimento anual de 60%.

Crise - A crise financeira atual deve interferir nessa mudança, uma vez que limita o crédito para as novas empresas que, atualmente, dominam o mercado. Segundo Ripper, será necessário um prazo maior para que as atuais companhias de telecomunicações se transformem para atender o novo mercado.

"A velocidade das mudanças vai cair, o que favorece as empresas de telecomumicações, pois elas terão mais tempo para se estruturar, uma vez que as novas ainda não adquiriram toda a confiança do mercado", afirma.

Por Diário Online - Agências
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.