NOTÍCIA ANTERIOR
São Bernardo Plaza Shopping traz lojas exclusivas para o ABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Violência: mais um policial é atacado no ABCD
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/11/2012 | Setecidades
Teleféricos ligarão áreas periféricas ao metrô em São Bernardo
Teleféricos ligarão áreas periféricas ao metrô em São Bernardo Marinho visitará teleférico do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
Marinho visitará teleférico do Morro do Alemão, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação
Prefeitura inicia estudos para trazer novo transporte a regiões montanhosas

A Prefeitura de São Bernardo inicia a elaboração do projeto funcional para construção do metrô-cabo, popularmente conhecido como teleférico, em regiões periféricas. A ideia do prefeito Luiz Marinho (PT) é a integração com os corredores de ônibus e a linha 18 (Bronze) do metrô.

As informações foram apresentadas na tarde desta quinta-feira (08/11) pelo prefeito e secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar José Gameiro Silveira, na coletiva onde fizeram um balanço da viagem realizada na semana passada na Colômbia e Venezuela para conhecer o sistema de transporte público a cabo.

Marinho e o secretário explicaram que, depois de conhecer a experiência dos dois países, irá fazer o projeto para a cidade, ver as regiões onde tem demanda, custos, trajeto e estações de transferências para outros meios de transporte.

A proposta inicial é que o teleférico seja instalado para integrar os corredores de ônibus – que ainda serão construídos - Tiradentes, Montanhão e Pedro Alcântara (Fereazopolis, Montanhão e Vila São Pedro) e cada bonde terá capacidade para 10 pessoas (oito sentadas e duas em pé). Serão em média cinco bondes por minuto, ou seja, em torno de três mil passageiros por hora.

De acordo com a previsão de Marinho, para instalar o teleférico não serão necessárias muitas remoções. “Estamos construindo um plano de mobilidade para a cidade e vamos integrar os transportes públicos. Junto com isso, principalmente, nas regiões onde terão os teleféricos vamos levar urbanização”, explicou Marinho.

O prefeito não falou de prazos para conclusão do projeto funcional e de início das obras, mas se tudo ocorrer dentro do cronograma, as obras podem ter início em no máximo dois anos.

“Não quero dar prazo, mas estamos debruçados neste projeto. Provavelmente as obras do teleférico e dos corredores de ônibus serão realizadas paralelamente. Agora vamos estudar todas as possibilidades e fazer o projeto funcional”, disse Marinho, ao ressaltar que já estão em andamento negociações de empréstimos para a instalação do teleférico.

Morro do Alemão - Depois de conhecer as experiências da Venezuela e Colômbia, Marinho irá para o Rio de Janeiro para conhecer o sistema de transporte público por meio de teleférico no Morro do Alemão.

“A experiência no Rio de Janeiro é recente, mas quero ver o impacto que está causando na cidade e os custos disso”, falou o prefeito.

Por Karen Marchetti - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.