NOTÍCIA ANTERIOR
Orquestra Sinfônica de Santo André volta para casa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Filme protagonizado por Paul Walker estreia dia 13 nos Estados Unidos
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/12/2013 | Cultura
Teatro Municipal de Santo André é reaberto
Teatro Municipal de Santo André é reaberto Imagem Ilustrativa. Foto: vozativamadrigal.blogspot.com
Imagem Ilustrativa. Foto: vozativamadrigal.blogspot.com
Depois da interdição em setembro, local permaneceu fechado por três meses

Com os assentos praticamente lotados, o Teatro Municipal de Santo André foi reaberto na noite de sábado (07/12), depois de permanecer quase três meses fechado para obras emergenciais. Para o evento de gala promovido pela Prefeitura, a Orquestra Sinfônica de Santo André executou composições de Villa Lobos com o Coral da USP. A atração principal da noite foi a presença do músico carioca Edu Lobo.

A reinauguração contou com a presença da vice-prefeita Oswana Fameli, o secretário de Cultura Raimundo Salles e o deputado estadual Vanderlei Siraque. Os políticos ressaltaram a importância do equipamento público cultural para o município e a necessidade de priorizar a segurança do espaço que estava carente de reformas há décadas.

O Ministério Público recomendou a interdição do Teatro em função da ausência de alvará desde 2009 e por causa da falta de portas de saída de incêndio. A Prefeitura aproveitou a ocasião para reformular outros itens da local como cadeiras, piso e parte elétrica e hidráulica.

Ao longo dos meses, a obra resultou em polêmica, pois movimentos civis da cidade, como o Cultura Viva, acusaram a reforma de alterar o projeto tombado do arquiteto falecido Rino Leni, reconhecido como patrimônio do Estado pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

O órgão vistoriou a obra em outubro e chegou a pedir o embargo da reforma para revisar o projeto, mesmo admitindo que não havia encontrado problemas no que se referia à preservação da arquitetura. No entanto, as obras seguiram adiante sem interrupções.

Estimada em mais de R$ 600 mil por Raimundo Salles, a reforma foi fruto de parceria público-privada, mas o secretário não revelou o valor total da obra durante a reinauguração ao dizer que o dinheiro veio de vários doadores. “O patrimônio do Teatro foi totalmente preservado durante os reparos”, disse Salles ao relatar que o CONDEPHAAT permite obras emergenciais.

Por Caio Luiz - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.