NOTÍCIA ANTERIOR
Poupatempo de Mauá abre até o fim do ano
PRÓXIMA NOTÍCIA
Ação contra a dengue marca a chegada de programa na região do Zaíra
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/05/2015 | Cidade
Teatro Municipal de Mauá: Firme e forte
Inaugurado em dezembro de 2001 e gastando verba de R$ 2,35 milhões, o Teatro Municipal de Mauá (Rua Gabriel Marques, 353) é um marco na cidade. Localizado no mesmo complexo em que se encontram o Fórum, a Câmara Municipal e a Prefeitura, é facilmente avistado por quem passa pela Avenida João Ramalho. Com capacidade para 537 pessoas – e enfocando principalmente nas atividades artísticas municipais –, recebeu pessoas como Ary Toledo e eventos como a Semana de Encontro do Teatro. O local está prestes a passar por sua primeira grande reforma.

Em 2004, foram feitas pequenas reparações nos banheiros e em outras estruturas do prédio. “Desta vez, faremos reformas na parte exterior do telhado e do ar-condicionado, vamos trocar toda a vestimenta cênica, o piso, todas as cadeiras, além de pintar todo o teatro e construir uma cobertura lá fora”, conta o coordenador de Cultura de Mauá, Sérgio Pires. Além de todas essas melhorias, os camarins também terão atenção especial. Serão cinco meses fechado para obras (começando em junho), que terão custo de R$ 1,06 milhão.

Mas antes dessas implantações, o Diário pôde visitar o local. A entrada é fácil de se encontrar, não há segredo. O bom é que pode se estacionar o carro bem em frente sem qualquer custo e cadeirantes possuem rampa exclusiva. As bilheterias também se encontram do lado de fora. Uma vez dentro, vê-se à esquerda a lanchonete do teatro e até um piano.

Olhando para frente, vamos nos deparar com as portas que nos levam à felicidade e nos tiram da depressão. Mesmo prestes a ser reformado ‘de cabo a rabo’, as condições do piso e do palco estão boas. As cadeiras, também em bom estado, já mostram alguns sinais de desgaste pelo uso contínuo.

Em contrapartida, nossa equipe não pôde ter acesso aos camarins, uma vez que estes estão interditados para as devidas reformas. A média de público do espaço cultural varia de evento para evento, como explica o coordenador. “Nós abrimos o local para as demandas da cidade, como teatro, circo, além dos espetáculos de fora, que são mais comerciais. Como a maioria de nossos eventos é gratuita, temos público extremamente satisfatório, cerca de 400 pessoas por espetáculo.”

Sérgio ainda diz qual foi um dos principais eventos sediados na longa ‘carreira’ deste teatro. “A Semana de Encontro do Teatro funcionava assim: um ônibus buscava pessoas na frente do teatro e circulava por alguns pontos da cidade, depois voltava para cá. A cena inicial e a final eram encenadas sempre aqui.” Outra montagem destacada pelo coordenador é A Ópera da Terra Pilar, que revisita as origens de Mauá.

Para o futuro do espaço, ele pontua o que a Secretaria de Cultura pretende: “Ainda neste ano queremos fazer o primeiro encontro de música da cidade, além de que ainda recebemos muitos produtores de fora do município.” Pires também destaca qual é o ponto forte do local em sua opinião. “A possibilidade que ele dá por ser um espaço multidisciplinar. Temos aqui hoje o acervo da Pinacoteca Municipal, que estamos tentando aprimorar, por exemplo. Logo, podemos fazer apresentações no palco, mas também podemos fazer intervenções no saguão. Não é um teatro que atende só às artes teatrais, mas atende também às artes cênicas em geral.”

Por Rodrigo Mozelli - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.