NOTÍCIA ANTERIOR
''Garota exemplar'' é a maior bilheteria de David Fincher nos EUA, diz site
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nasce filha de Robert Downey Jr. e sua mulher Susan
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/11/2014 | Cultura
Taylor Swift vende 1,287 milhão de cópias do disco ''1989'' na 1ª semana
Instituto Nilsen diz que número nos EUA é o maior desde Eminem em 2002.

Álbum pop fala de relacionamentos, fama de pegadora e tem autoajuda.


Lançado no dia 27 de outubro, o álbum "1989", de Taylor Swift, vendeu 1,287 milhão de cópias na primeira semana nos Estados Unidos, informa a imprensa local nesta terça-feira (4). Eles citam como fonte o Nilsen SoundScan. De acordo com o instituto, o número obtido por Taylor é o maior desde 2002, quando Eminem vendeu 1,322 milhão de cópias do CD "The Eminem show".

Em 2014, nenhum outro disco havia ultrapassado 1 milhão de cópias na primeira semana. Além disso, Taylor conseguiu outro feito: tornou-se a única artista da história a ter três trabalhos diferentes superando essa marca nos primeiros sete dias após o lançamento. Em 2010, "Speak now" vendeu 1,047 milhão. Em 2012, "Red" vendeu 1,208 milhão.

Nesta segunda-feira (3), Taylor Swift havia retirado todo o seu catálogo do serviço de streaming de música Spotify. Antes dela, cantores e bandas como Beyoncé e Coldplay chegaram a atrasar o lançamento de seus álbuns no Spotify para dar às lojas varejistas uma janela exclusiva para vender seus álbuns. A diferença é que Taylor radicalizou ao excluir todas as suas músicas.

Em julho, a cantora já tinha escrito um artigo no jornal "The Wall Street Journal" dizendo que "pirataria, compartilhamento de arquivos e streaming haviam encolhido drasticamente os números de álbuns pagos… Música é arte, e arte é importante e rara. Coisas raras e importantes são valiosas. Coisas valiosas devem ser pagas. É minha opinião que a música não deve ser gratuita".

O Spotify fez então um apelo público, dizendo em um blog: "Esperamos que ela mude de ideia e se junte a nós para construir uma nova economia musical que funcione para todo mundo". A companhia sueco-britânica afirmou que a música de Taylor estava em 19 milhões de listas de usuários. Ao todo, o serviço de streaming tem mais de 40 milhões de usuários.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.