NOTÍCIA ANTERIOR
Termina hoje prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda
PRÓXIMA NOTÍCIA
Atrasado vai pagar multa mínima de R$ 165,74
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/04/2012 | Economia
Taxas de juros menores incentivam a produção nas empresas nacionais
Taxas de juros menores incentivam a produção nas empresas nacionais  Pio Mielo diz que o empresário pode investir na produção. Foto: Divulgação
Pio Mielo diz que o empresário pode investir na produção. Foto: Divulgação
Ao invés de aplicar recursos no sistema financeiro, o empresário pode investir na fábrica

As micro e pequenas empresas devem conseguir alavancar novos negócios com as reduções das taxas de juros anunciadas recentemente pelos bancos públicos e privados. O especialista em finanças Pio Mielo explicou que nos próximos meses o País sentirá o reflexo positivo das novas tarifas, com o aumento da produção e do consumo.

O crédito para os pequenos negócios, apesar de ser menor que o ofertado às grandes empresas, incentiva o sistema produtivo e a inovação tecnológica. “O País precisa de desenvolvimento tecnológico para se tornar mais competitivo. Com taxas mais atrativas, o empreendedor poderá investir em novos produtos, matérias-primas, ampliar a capacidade de produção e aplicar em infra-estrutura na empresa. O Brasil possui estabilidade política e financeira para o empresário investir”, disse o economista.

As novas taxas mínimas anunciadas não são acessíveis a todas as pessoas físicas e jurídicas. Os bancos temem a inadimplência e por isso para cada modelo de financiamento fazem diversas exigências. As taxas mínimas são praticadas de acordo com a capacidade de pagamento e do valor a ser financiado. “É absurdo eles (as agências) justificarem a inadimplência para não praticar as menores taxas. É comprovado de que se os juros são menores, a taxa de inadimplência é mínima,” comparou Mielo.

O especialista explicou ainda ser necessário os empreendedores e pessoas físicas interessadas em obter crédito realizarem simulações de financiamentos nas instituições financeiras.

“Como cada banco possui a sua regra, é necessário fazer um levantamento de acordo com o seu perfil em cada banco.” Mielo diz que os tributos são excessivos no País e já se cogita há anos reforma tributária, mas os juros excessivos nunca haviam sido citados. “E agora que as taxas reduziram, é importante os empreendedores avaliarem quais os investimentos que podem realizar para otimizar os negócios”, disse.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.