NOTÍCIA ANTERIOR
''Minha Casa, Minha Vida'' recebe 352 mil pedidos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Boleto eletrônico substitui impresso
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/10/2009 | Economia
Tarifa de ônibus sobe mais que a inflação
Levantamento realizado pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) constatou que durante os últimos quatro anos a tarifa de ônibus de São Bernardo e Santo André teve aumento maior que a inflação do mesmo período. Tendo como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desse intervalo, a diferença porcentual entre o IPCA e o aumento da passagem foi de quase 5%.

Para Santo André e São Bernardo, que reajustaram a tarifa dos ônibus municipais em 2008 para R$ 2,50, esse valor representou aumento de 25%, enquanto o índice do IPCA no mesmo período foi de 20,16%.

De acordo com o superintendente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano, Marcos Bicalho, a tarifa é uma das principais preocupações entre as secretarias de Transporte de todo o país. O especialista ainda afirma que algumas iniciativas precisam ser tomadas para evitar o contínuo aumento no preço das passagens. “O corredor ABD é um exemplo muito bom sobre como diminuir as tarifas dos ônibus. Quando o passageiro viaja com tranquilidade, conforto e rapidez, acaba influenciando outras pessoas para a utilização do transporte coletivo, aumentando o número de passageiros e diminuindo o custo da passagem”, disse.

Já para o representante da Associação das Empresas de Transporte Coletivo do ABC, Baltazar de Souza, os dados levantados pela ANTP não refletem o real momento do setor. “Esses números são mentirosos e não condizem com o mercado. A região ficou sem reajustar as tarifas por dois anos e nesse tempo o prejuízo que tivemos foi de 20%, já que nesse período as peças dos ônibus, diesel e mão-de-obra subiram em média 25%”, garantiu.

Novos veículos

Em São Bernardo a tarifa de ônibus não incomoda algumas pessoas que usam o transporte coletivo todos os dias. Para a técnica em enfermagem Jane Suzano, o dinheiro gasto na passagem tem refletido em melhorias. “Os ônibus do município são bons e novos”, disse. Segundo o desempregado Edson Gonçalves, já é possível detectar mais qualidade no transporte da cidade.

“Antigamente os ônibus eram bem velhos, em condições precárias, mas de uns tempos para cá melhorou bastante”, afirmou.

Porém, para as estudantes Naiara Moreno e Jaqueline Lima, o transporte coletivo de São Bernardo ainda é considerado caro e ruim. “Os ônibus são péssimos, sujos e com bancos quebrados. Além disso, estão sempre lotados e nunca passam na hora”, reclamou Jaqueline, ao solicitar que mais veículos sejam colocados nas linhas municipais.

Por Renato Brasileiro - Diário Regional
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.