NOTÍCIA ANTERIOR
Briga é entre preço e modernidade
PRÓXIMA NOTÍCIA
Symbol substitui Clio Sedan
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/03/2009 | Veículos
Symbol substitui Clio Sedan
Apostando no segmento dos sedãs compactos para incrementar as vendas e manter-se até o fim do ano como a quinta principal montadora do Brasil, atrás das quatro grandes (Fiat, VW, GM e Ford), a Renault traz para o País o Symbol. Produzido na Argentina, o modelo, que chega às concessionárias amanhã, tem duas versões: Expression (R$ 41.190) e Privilège (R$ 44.490) - ambas com o motor 1.6 16V Hi-Flex.

Seu ponto forte é o custo-benefício. Por este preço, o comprador leva de série - independentemente da versão - ar-condicionado, direção hidráulica e air bag duplo. Freios com ABS são opcionais, por R$ 1.500. Para custar R$ 3.300 mais caro, a Privilège oferece a mais em relação à Expression rodas de liga leve de 15", faróis de neblina, computador de bordo, CD player com MP3 e bancos revestidos de veludo.

O Symbol não chama a atenção por sua beleza. O conjunto óptico dianteiro avantajado, que invade a lateral do carro, juntamente com a grade do radiador, não constitui algo interessante ao olhar. Nem mesmo o filete metálico sobre o capô confere elegância ao modelo. A lateral traz uma linha de cintura baixa, eliminando a imagem de robustez.

A traseira, por sua vez, é agradável. A pequena lanterna é de bom gosto.

A vida a bordo é honesta. Montado na mesma plataforma do Clio Sedan, que ‘pendura as chuteiras'', o Symbol é 7 cm maior do que seu antecessor, mas a distância entre os eixos permanece a mesma e a largura é 2 centímetros menor. Um motorista com mais de 1,80 m de altura pode reduzir o espaço para as pernas do passageiro que vai atrás. Mas o porta-malas com 506 litros - maior da categoria - deve conquistar o pai de família que precisa de espaço.

O acabamento interno, no entanto, deixa um pouco a desejar. Com plástico bastante rígido por todas as partes - painel, portas e console -, o Symbol não sugere requinte. Algumas rebarbas são notadas na tampa do porta-luvas, por exemplo. O encaixe das peças também não denota precisão.

Mas é rodando que a nova aposta da Renault chama mais a atenção. A ergonomia é satisfatória, com ajustes manuais de altura do banco e da coluna de direção. O grafismo do painel transmite com nitidez as informações. Todos os comandos estão à mão.

O motor 1.6 16V Hi-Flex não decepciona, apesar de ‘acordar'' somente em altas rotações, acima das 3.500 rpm. Com giro baixo, a morosidade é nítida e irritante. As retomadas agradam. Destaque negativo para a acústica interna, que permite sentir em exagero o ronco do propulsor.

A suspensão merece elogios. Desenvolvida especialmente para o Brasil, o conjunto é muito bem acertado. Firme, ela sugere confiança e instiga o motorista a acelerar.

Renault tenta abocanhar parte do segmento dos sedãs compactos

De acordo com Vanessa Castanho, gerente de marketing de produto da Renault, o Symbol briga diretamente com Peugeot 207 Passion, Ford Fiesta Sedan e VW Polo Sedan. No entanto, os segmentos de sedãs compactos e pequenos se misturam e, além destes três, estão na disputa o Fiat Siena e VW Voyage.

Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em 2008 foram emplacadas 95.307 unidades do Siena, 37.934 do Fiesta Sedan e 24.285 do Polo Sedan. Voyage e 207 Passion, lançados no segundo semestre, não revelaram números significativos.

Neste ano, a situação está mais concorrida. Nos dois primeiros meses, o Siena aparece com 10.575 emplacamentos, seguido pelo Voyage (8.793), Fiesta Sedan (6.522) e 207 Passion (2.109).

O Symbol desembarca no Brasil um pouco atrasado. O Clio Sedan, a quem substitui, há algum tempo não apresentava números significativos. Para se ter uma ideia, em 2008, foram apenas 4.031 emplacamentos. Para o Symbol, a perspectiva da Renault é de vender 700 unidades por mês.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.