NOTÍCIA ANTERIOR
Freio ABS passa a ser obrigatório em veículos até 2014
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pequeno formador de opinião
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/04/2009 | Veículos
SW4 mistura valentia e conforto
Procura-se: utilitário-esportivo com amplo espaço interno, bom nível de acabamento, interessante lista de equipamentos de série, conforto na cidade e disposição - entenda-se força - para encarar uma lama esporadicamente. Caso encontre um anúncio desses em algum classificado, saiba que são grandes as chances de o SUV em questão ser o novo Toyota SW4, com motor a diesel.

Importado da Argentina, o modelo parte de R$ 154,1 mil na versão com transmissão manual de cinco velocidades e revestimento dos bancos em tecido. Não há opção de couro para esta configuração.

O Diário fez uma avaliação detalhada deste bruto. Logo de cara, antes de entrarmos e acelerarmos o SW4, notamos que ele impressiona pela robustez. Seu visual passou por um leve facelift (reestilização) no segundo semestre do ano passado, tendo mudanças no conjunto óptico dianteiro e na grade do radiador.

O utilitário esportivo tem 4,69 metros de comprimento, 1,85 metro de altura, 1,84 metro de largura e 2,75 metros de distância entre os eixos. As rodas de liga leve de 17 polegadas completam a imponência.

Internamente, o modelo tem espaço de sobra para os dois ocupantes da frente e os três da segunda fileira. Os dois da terceira sofrem com as pernas caso tenham mais de 1,70 metro de altura.

O acabamento é de boa qualidade. O encaixe das peças é satisfatório e não apresenta rebarbas, apesar da quantidade excessiva de plásticos.

O conforto é completado pelos bons equipamentos de série, como air bag duplo, direção hidráulica, freios com ABS, ar-condicionado, travas e vidros elétricos.

Rodando - Quando colocamos o SW4 para rodar, a sensação de força é imediata. Afinal, o poderoso motor 3.0 16V Turbo entrega 35 mkgf de torque a uma faixa que vai de 1.400 a 3.200 rpm. A potência também satisfaz: 163 cv.

A suspensão é bem acertada: nem dura, nem molenga demais. A transmissão manual revela certa dificuldade de engate. Mas é só pegar o jeito que as coisas melhoram.

No perímetro urbano, o SUV revelou suavidade para rodar. Na terra, sua força salta aos olhos. Com tração permanente nas quatro rodas, o SW4 oferece ainda a opção reduzida - acionada por meio de uma alavanca ao lado da manopla do câmbio.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.