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Funcionários paralisam linhas por uma hora e meia na região
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/12/2016 | Setecidades
Suzantur mantém veículos fora do padrão após segundo prazo
Suzantur mantém veículos fora do padrão após segundo prazo Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
A Suzantur continua operando com veículos fora do padrão nas 15 linhas administradas em caráter emergencial na região da Vila Luzita, em Santo André. A empresa descumpriu o segundo prazo dado pela administração municipal para adequações exigidas no contrato, expirado ontem. Entretanto, a Prefeitura segue fazendo vista grossa para os problemas, já que a SATrans (autarquia responsável pelo transporte municipal) autorizou a manutenção dos coletivos nas cores branca e vermelha, quando o ideal seria azul, amarelo e branco.

O primeiro prazo para que toda a frota estivesse padronizada e completa venceu no dia 7 de novembro, um mês após o início da operação da empresa no município. Mesmo não estando previsto em contrato, houve prorrogação do período de maneira informal por parte da administração, fato repetido ontem.

“Por ser contrato emergencial de seis meses, não foi obrigatório pintar os veículos (nas cores branca, azul e amarela) iguais aos demais que possuem contrato por 15 anos”, disse em nota a Prefeitura.

No Terminal Vila Luzita, os coletivos se dividem entre dois tipos: os de cor vermelha com detalhe em azul e os que são totalmente brancos. “Confunde muito. Quem não é daqui não sabe se o ônibus é intermunicipal ou não. Nos primeiros dias, todo mundo perguntava para os motoristas”, declarou o aposentado Jorge Ricardo Matos, 65 anos.

Outra exigência do edital, a frota total da Suzantur só foi ampliada recentemente. Até então, a viação disponibilizava apenas 80 coletivos. O mínimo exigido em contrato é de 82 veículos, sendo que a empresa atua hoje com 86.

Mesmo assim, os usuários reclamam da lotação dos ônibus e do longo tempo de espera. A linha TR-101, que faz o itinerário entre o Terminal da Vila Luzita e a Estação Santo André, é operada por 15 ônibus. A equipe do Diário foi até uma das estações na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo e observou que a maioria dos veículos estava lotada, mesmo sendo por volta das 14h. “A gente percebe que demora bem mais do que antes. Pode demorar até 20 minutos para chegar e, se for em horário de pico, ele não para de tanta gente que tem dentro, afirmou a dona de casa Sandra Toselli, 42.

A equipe do Diário também flagrou dois ônibus que não pararam na estação. Um deles por estar muito cheio e o outro por vir direto da garagem. No momento, a estação tinha cerca de dez pessoas, que tiveram de pouco mais de dez minutos até outro coletivo. “É um absurdo que a gente passe por isso. Desde que essa nova empresa assumiu não tem mais condições de usar o transporte público. Tive de esperar passar três ônibus para conseguir subir”, reclamou o metalúrgico João Pereira de Souza, 63.

O copeiro Manoel Lacerda, 58, mora no Jardim Represa e acorda mais cedo para não correr o risco de perder a hora. “É melhor ficar de pé mais cedo uns 20 minutos (no ponto), para não chegar atrasado, Sem dúvida, esse é o principal problema.”

A Prefeitura não se pronunciou a respeito de punições à empresa. Conforme o contrato emergencial, frota em desacordo com o estipulado no documento prevê multa de 250 FMPs (Fatores Monetários Padrão) – cerca de R$ 877.

A garagem da empresa, localizada em um terreno no Centro, também não está adequada para o abastecimento dos veículos. Em caso do espaço estar em desacordo com o estabelecido no contrato, a multa prevista é de aproximadamente R$ 1.228.

O edital para escolha da nova empresa que vai assumir as linhas da Vila Luzita em definitivo e substituir a Expresso Guarará tem previsão de ser publicado no dia 29. O cronograma da administração prevê que as propostas das empresas interessadas sejam abertas em fevereiro e o contrato, assinado em março. Todo o trâmite deve estar concluído em abril de 2017.

Por Yara Ferraz - Diário do Grande ABC
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