NOTÍCIA ANTERIOR
Mulher mais velha do Vietnã morre aos 119 anos
PRÓXIMA NOTÍCIA
México tem lar para prostitutas idosas
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/06/2011 | Internacional
Suécia é o melhor país para nascer e o pior é a Somália, diz relatório de ONG
A Suécia é o melhor país para nascer e o pior é a Somália, aponta um estudo elaborado pela ONG humanitária Save the Children, que avalia as condições de vida de crianças em 168 países.

A organização apresentou nesta terça-feira (21) em Madri, na Espanha, o “Mapa da Sobrevivência Infantil”, durante a entrega dos Prêmios Save the Children 2011, que teve entre os vencedores deste ano o arquiteto Norman Foster, o cantor Alejandro Sanz, a ex-presidente da Irlanda Mary Robinson e a ativista Bianca Jagger.

O estudo foi elaborado com dados publicados pela ONU sobre mortalidade infantil, escolarização e assistência sanitária. Segundo a ONG, diariamente cerca de 22 mil crianças com menos de cinco anos morrem por causas que poderiam ser prevenidas, como falta de vacinas, assistência médica ou por fome.

Relatório mostra abismo entre ricos e pobres.
O relatório mostra que, enquanto na Somália apenas uma em cada três crianças está matriculada na escola, quase 100% as crianças de países como França, Itália, Espanha e Suíça completam o ciclo do pré-escolar até o ensino médio.

Mas, segundo a porta-voz da entidade Maria Jesus Mohedano, os piores índices estão na parte de saúde.

- O contraste entre os primeiros e os últimos países da lista é dramático e deixa claro como é urgente a necessidade de acelerar os avanços em saúde, bem-estar, tanto das crianças quanto das mães.

Ela defendeu a obrigação de dar assistência sanitária às crianças, independentemente de onde vivam. Para isso, Maria Jesus propõe vacinar ao menos 90% das crianças que vivem em países pobres, construir 3,5 milhões de sanitários e aumentar o orçamento nos programas de saúde e educação dos países em vias de desenvolvimento.

Celebridades defendem mais investimentos em educação.
No ato de apresentação dos prêmios, a presidente da Fundação Bianca Jagger pelos Direitos Humanos fez um chamado aos “líderes dos países desenvolvidos para que cumpram seus compromissos” fixados em acordos como o Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para 2015.

- O tempo está passando e os líderes mundiais não estão cumprindo suas promessas. Por seus descumprimentos, milhões de crianças são obrigadas a trabalhar.

Bianca também defendeu a importância de se realizarem mais investimentos em educação nos países mais pobres, como uma oportunidade de “sair da pobreza e poder sobreviver”.

O cantor Alejandro Sanz agradeceu à organização pelo seu trabalho com as crianças, segundo ele “os mais desfavorecidos em todas as causas”, e disse que elas são sua principal preocupação quando colabora com organizações solidárias.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Por R7 - Efe
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.