NOTÍCIA ANTERIOR
Obras na Lions só ficam prontas no fim de 2014
PRÓXIMA NOTÍCIA
Protetores de animais lutam por hospital público veterinário
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/12/2013 | Setecidades
Substituições garantem ceia de Natal mais saudável
Para muita gente, a chegada do Natal vai além do significado religioso. Trata-se também da possibilidade de reunir a família ao redor da mesa farta, com gostosuras que, muitas vezes, não são ingeridas ao longo do ano. E é aí que mora o perigo: muitas pessoas cometem exageros alimentares, que podem levar a ganho de peso considerável e ainda agravar doenças pré-existentes, como colesterol e hipertensão.

Para evitar problemas para a saúde, é possível realizar substituições dos pratos tradicionais, geralmente muito mais calóricos e gordurosos, por pratos saudáveis, equilibrados e muito saborosos, porém com menos açúcares e gorduras e mais ricos em fibras.

Segundo a professora de Endocrinologia da Faculdade de Medicina do ABC Maria Angela Zaccarelli Marino, é importante colocar na mesa de Natal produtos que vêm da natureza. “Saladas verdes, frutas, leguminosas. Tudo isso pode ser incluído nos pratos. Esses alimentos dão sensação de saciedade e fazem com que a pessoa ingira menos carnes e embutidos, que são calóricos, têm gordura e excesso de sódio.”

A nutricionista Daniela Cavichiolli diz que é possível trocar carnes gordas, como pernil, camarões e mariscos, por outras mais leves, como peru, chester e especialmente peixes. “Bacalhau e salmão são opções deliciosas e que podem ser preparadas com pouco sal e algumas ervas, que dão sabor.”

Na hora da sobremesa, a nutricionista indica mousses de frutas ou frutas da época, como melancia, uva, pêssego e ameixa. E não abusar das castanhas, que também são bastante calóricas.

Controle

Para quem tem doenças preexistentes, é mais importante ainda controlar a gula na hora da ceia de Natal, já que os excessos podem trazer consequências, como explica o cardiologista e nutrólogo do HCor ( Hospital do Coração) Daniel Magnoni. “Pessoas que têm diabetes ou pressão alta podem sofrer consequências decorrentes do abuso, como arritmia cardíaca. Além disso, alguns sofrem intoxicações alimentares, pois a comida costuma ficar por muitas horas fora da geladeira e, aliado ao calor, pode estragar.”

Mas o cardiologista faz uma ressalva: não deixe de aproveitar a festa. “Comer de tudo um pouco, com moderação, é o mais importante. E evite abusar de bebidas alcoólicas, que só prejudicam o organismo.”

Mas não precisa abrir mão do brinde. A dica de Daniela, neste caso, é optar por uma taça de vinho tinto. “O vinho traz benefícios para a saúde, mas como também tem álcool, deve ser consumido com moderação.”

Dia seguinte

Se a pessoa não resistiu e exagerou na ceia, a dica para o dia seguinte é maneirar na ingestão de alimentos gordurosos e tomar muita água. “Não é suco ou água de coco, que é muito calórica também. Afinal, você não lava roupa com suco, porque o que limpa é a água. Para o corpo, vale a mesma coisa”, garante Maria Angela. A recomendação é ingerir dois litros do líquido por dia, se possível até mais.

Na alimentação, Daniela sugere abusar de saladas de folhas verdes, legumes e frutas, além de fazer os famosos sucos detox em casa mesmo. “Eles são produzidos com água de coco, pedaços de gengibre, limão, abacaxi e hortelão e ajudam a acelerar o metabolismo.”

Por Camila Galvez - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.