NOTÍCIA ANTERIOR
Doria diz que vai sancionar na segunda-feira que vem lei contra pichação
PRÓXIMA NOTÍCIA
Exploração de ouro causa tensão em cidade histórica
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/02/2017 | Geral
SP tem semana mais quente de 2017; temperatura foi a 32ºC em todos os dias
 SP tem semana mais quente de 2017; temperatura foi a 32ºC em todos os dias No Viaduto do Chá, mulher se protege do calor recorde do ano registrado na terça-feira (14) (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)
No Viaduto do Chá, mulher se protege do calor recorde do ano registrado na terça-feira (14) (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Na terça (14), capital registrou a maior máxima do ano: 32,9ºC de média. Segundo CGE, não há registro de chuvas significativas na cidade desde o último dia 6.

Os paulistanos enfrentam a semana mais quente do ano. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura, desde o domingo (12) não houve um dia sequer sem que a temperatura na cidade de São Paulo superasse a faixa dos 32ºC.

Na terça-feira (14), ainda segundo dados do CGE, foi computada a maior temperatura máxima do ano: 32,9ºC. O número é uma média dos registros aferidos nas 28 estações meteorológicas do instituto espalhadas pela capital. No bairro de Pinheiros, na Zona Oeste, os termômetros chegaram a 35,1ºC na data.

Nos demais dias da semana a sensação de calor não foi muito menor. Na segunda-feira (13), os termômetros alcançaram 32ºC. Já no domingo e na quarta (15), a média máxima foi de 32,6º C, que seriam recordes de 2017 se não fosse o registro de terça.

De acordo com o meteorologista Adilson Nazário, do CGE, o mês de fevereiro já costuma ser quente, mas, em 2017, a presença de um sistema de alta pressão atmosférica tem mantido o céu com poucas nuvens fazendo com que haja sol forte desde as primeiras horas da manhã. Com o céu aberto, a radiação chega livre à superfície, resultando em tardes mais quentes.

A ausência de passagens de frentes frias também tem diminuído a incidência das costumeiras chuvas de verão. Desde o dia 6 deste mês o CGE não registra chuvas significativas e generalizadas em São Paulo. Sem chuvas, a umidade relativa do ar varia pouco, entre 30% e 40%, aumentando a sensação de abafamento.

Como a condição de tempo seco deve persistir pelos próximos dias, Nazário acredita que o cenário é propício para temperaturas ainda maiores no decorrer da semana e, se depender do histórico recente de fevereiro, é o que de fato vai ocorrer. Em 2016, a maior temperatura máxima média foi de 33,8ºC e, em 2015, de 36,5ºC.

Por G1 - São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.