NOTÍCIA ANTERIOR
Esperar é o melhor tratamento para dor de ouvido
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vacinação contra gripe suína em grávidas começa amanhã
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/03/2010 | Saúde e Ciência
SP começa a vacinar crianças contra bactéria da meningite na próxima semana
A Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo deve começar no próximo dia 22 de março a campanha de vacinação contra uma bactéria causadora de problemas respiratórios, como meningite e pneumonias. Deverão ser vacinas até 1 milhão de crianças com até dois anos.

Salvador já vacinou 120 mil crianças contra meningite
Bahia confirma 79 casos de meningite neste ano

Segundo a pasta, a vacina pneumocócica 10-valente será aplicada junto com a vacina contra a gripe suína, gripe H1N1, e será destinada às crianças com idade entre seis meses e um ano e 11 meses de idade. A vacina estará disponível para as crianças com menos de seis meses apenas em maio, mas a data exata não foi informada pela secretaria.

Essa é a primeira vez que a vacina pneumocócica 10-valente é aplicada pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A nova vacina é composta por três doses, que deverão ser tomadas aos dois, quatro e seis meses de idade, além de um reforço aos 15 anos.

Para este primeiro ano em que a vacina está no calendário oficial, a secretaria da saúde montou um esquema diferenciado para a divisão das faixas etárias. As crianças de até seis meses receberão as três doses (com intervalo mínimo de dois meses) mais o reforço, seguindo o esquema inicial.

Já as que tiverem entre sete e nove meses irão tomar duas doses e o reforço, e as com 10 a 13 meses receberão duas doses, sem necessidade de reforço. As crianças com 12 a 23 meses de idade receberão dose única da vacina.

"Trata-se de uma vacina de extrema importância para crianças, e que protege contra aproximadamente 80% das meningites e pneumonias causadas por pneumococo. É muito importante que todos os menores de dois anos sejam levados aos postos de saúde para receber as doses previstas", diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

De acordo com a pasta, a vacina não costuma provocar "reações adversas graves" e apenas crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a dose.

Por Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.