NOTÍCIA ANTERIOR
Towner para oito pessoas
PRÓXIMA NOTÍCIA
México fabricará o novo Fiesta
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/10/2009 | Veículos
Soul e Fit têm embate equilibrado
Pode parecer muita audácia da sul-coreana Kia colocar-se na briga com o consagrado campeão de vendas Honda Fit, que teve 39.112 unidades emplacadas de janeiro a setembro. Mas o seu crossover Soul, lançado no País no fim de julho, tem vários atributos para fazer frente ao competente monovolume, a começar pelo design inovador. Suas linhas, definitivamente, não foram pensadas para agradar aos mais conservadores. Elas passam um quê de modernidade e ousadia.

Colocamos lado a lado o coreano na versão EX manual, na configuração U.103, com preço de R$ 60,9 mil, e o nipo-brasileiro, produzido em Sumaré (SP), na versão EX, que custa R$ 58.905, ambos com câmbio manual. Após a avaliação, chegamos à conclusão de que um empate seria justo.

Do lado de dentro, o novato asiático agrada, e muito. As formas pouco convencionais continuam no painel, onde o quadro de instrumentos abusa positivamente do estilo de três cilindros, abrigando quatro mostradores. O CD player também está harmoniosamente integrado à peça.

Outras boas surpresas ficam por conta do acabamento - embora seja usado muito plástico, é de boa qualidade e tem encaixes perfeitos - e do generoso espaço para os ocupantes da frente e do banco traseiro.

Internamente, o pênalti fica pelo fato de oferecer apenas dois cintos de três pontos retráteis atrás (para o passageiro do meio há cinto subabdominal). O rival oferece três cintos de três pontos. Ambos oferecem três apoios de cabeça.

O Honda, na segunda geração, também tem visual atraente tanto no exterior como por dentro. Oferece conforto, boa ergonomia e melhor aproveitamento do espaço interno: pode levar objetos sob o banco traseiro que, rebatido, fica em nível plano em relação ao porta-malas.

No bagageiro, nova vantagem para o Fit, que leva mais malas (384 litros). O do Kia leva entre 222 e 340 litros - isso porque há uma bandeja no porta-malas, sendo que é possível levar mais objetos abaixo dela. Se você costuma viajar com frequência, esse pode ser um problema.

Ambos são fáceis de manobrar, graças à direção elétrica, e têm bom desempenho, com uma leve vantagem para o Kia, que tem motor 1.6 16V de 124 cv a 6.300 rpm, ante o 1.5 16V de 115cv/116 cv a 6.000 giros do Honda, além de torque superior a uma rotação mais baixa. O ponto negativo é o fato de rodar só com gasolina. O rival é flexível e também 164 quilos mais leve. No entanto, sua suspensão é mais dura e transmite mais as irregularidades do solo que a do Kia.

Ambos têm itens como ar-condicionado, trio elétrico, air bag duplo e freios ABS. O Soul tem um recurso interessante: câmera para manobras de marcha à ré montada logo abaixo da maçaneta da tampa traseira, que transmite imagens para uma tela de LCD de 3,5 polegadas instalada no retrovisor. O sistema só opera quando a marcha à ré é selecionada.

Por Sueli Osório - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.