NOTÍCIA ANTERIOR
Apple renova linha MacBook Pro com última geração de chips Intel
PRÓXIMA NOTÍCIA
Apple deve anunciar hoje versão mais parruda do iPad
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/03/2011 | Informática
Sophos detecta vírus que permite controlar um Mac remotamente
Uma nova praga digital para MacOS X, capaz de dar o controle total do computador infectado a um invasor, foi identificada pela companhia de antivírus britânica Sophos. O vírus permite ao invasor enviar comandos para o computador infectado, exibindo mensagens, criando arquivos e até exibindo um pedido falso de senha do Finder para capturar a senha de root do usuário.

Chamada de “BlackHole RAT”, a ferramenta de acesso remoto foi batizada pela Sophos de MusMinim. “RAT” é uma sigla para “Remote Administration Tool” ou “ferramenta de administração remota”. Já existe um aplicativo chamado “BlackHole” para o Mac cuja função é apagar informações pessoais e outros dados que o usuário provavelmente não quer deixar no PC. O vírus não tem relação com esse programa.

O programa também permite abrir um shell (interface de linha de comando) no computador da vítima, dando ao invasor diversas possibilidades de controle. Ele pode, inclusive, baixar outras pragas digitais ao sistema da vítima. O vírus se diz em versão beta e promete “mais funções” quando estiver pronto.

Um dos recursos do programa é a criação de uma mensagem em tela cheia que irá reiniciar o computador quando o usuário der o próximo clique. “Eu sou um cavalo de troia e infectei seu computador Mac. Eu sei que muita gente pensa que Macs não podem ser infectados, mas veja, você ESTÁ infectado!”, diz a mensagem.

Avaliação de segurança

A Apple enviou um convite por e-mail a diversos especialistas de segurança convidando-os a avaliar a nova versão do sistema operacional, o MacOS X Lion. É a primeira vez que a empresa faz algo do tipo. Antes, o beta das novas versões do OS X era limitado a desenvolveres que testavam a compatibilidade de seus aplicativos.

“Eles não estão pagando a gente para fazer isso, mas pelo menos o assunto segurança agora passa pela cabeça deles”, afirmou o pesquisador Charlie Miller, conhecido por achar falhas em produtos da Apple, ao site CNET News.com.

Há cerca de mil pragas digitais para MacOS X e criminosos profissionais já criaram ataques multiplataforma, capazes de infectar Windows também, também estão em circulação.

Por Altieres Rohr - Especial para o G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.