NOTÍCIA ANTERIOR
No primeiro toque, Romarinho salva o Timão: ''Brilhou a minha estrela''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Polícia investiga cambista on-line
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/06/2012 | Esportes
''Somos raçudos e fizemos gol em La Bombonera'', diz leitor corintiano
Com toda minha experiência de vivência internacional, ao ser perguntado por outras pessoas oriundas dos países em que morei ou que visitei, sempre tive orgulho de responder: "I'm from Brazil".

Sempre fui muito respeitado e não consigo me lembrar de nenhuma ocasião em que minha nacionalidade tenha gerado desconforto, desconfiança, ou até mesmo preconceito.

O engraçado, é que sempre ao dizer que era do Brasil, a primeira coisa que falavam era: "Ahhhh, Pelé, Ronaldinho, Futebol, Carnaval..." Isso mesmo. Ainda somos conhecidos lá fora como o país do Carnaval e do futebol.

Sou corintiano, porém não fanático. Eu respeito todas as pessoas, independentemente de sua opção sexual, crença, cor/raça, principalmente pelo time que torcem. No entanto, ontem à noite, enquanto assistia ao jogo entre Corinthians e Boca Juniors algo aconteceu e me fez querer escrever essa crônica.

GOOLLLLLLLLLLL! Foi o que aconteceu. E não foi do Corinthians. Instantes depois uma onda de fogos de artifícios e de gritarias na rua onde eu moro. Vibrante, porque o Corinthians, time que representa o Brasil nesse torneio intercontinental "tomou" um gol do time adversário.

Fiquei pensando: "Nossa, como tem argentino aqui nesse bairro, mas não conheço nenhum". E não era para conhecê-los mesmo. Era apenas torcedores fanáticos de outros times, o que nós chamamos "anticorintianos" torcendo contra seu próprio país.

"Onde está o patriotismo?" O "Nacionalismo"? Não tem. Em época de Rio +20, mensalão, CPI do Cachoeira, ex-presidente [Luiz Inácio Lula da Silva] se aliando a políticos procurados pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal), não é de se espantar mais nada.

Pergunte aos fanáticos com que dinheiro eles compraram tantos fogos de artifício para torcerem contra seu país. Não ficarei surpreso se a resposta for "Bolsa Família, auxílio-gás..." ou algo parecido.

Um país com tantos programas sociais, onde o lema do governo é "país rico é país sem miséria", eu concordo e assino embaixo, porém complemento "país rico é país sem hipocrisia, sem corrupção, sem violência, com cidadãos honestos que sabem aproveitar sua maior arma: o voto. Que reclamam, mas que vão atrás de resultados, que cobram, que fazem valer seus direitos e que acima de tudo que cumprem seus deveres".

A economia vai bem, obrigado. O governo acaba de reduzir a expectativa de crescimento para o ano de 2012 e anunciou a compra de vários equipamentos para injetar dinheiro no mercado. Apenas R$ 8,4 bilhões serão injetados nesse pacote. Antes de realizar a compra de equipamentos, nossos governantes deveriam parar de "roubar" um pouco, e investir em saúde e educação.

Voltando ao jogo do Corinthians com Boca Juniors de ontem nós, corintianos, somos raçudos e fizemos um gol em pleno estádio argentino para calar a boca deles e de nossos compatriotas que mais uma vez decepcionam.

Aposto que depois do jogo, foram assistir as belas curvas de "Gabriela" na maior rede de educação que o país tem. Sem citar nomes. Que a propósito, está faltando muito testosterona para aqueles homens, hein?!

Encerro meu pensamento feliz pelo meu time, no entanto, triste pelo meu país que mais uma vez me decepcionou. Somos um povo capaz sim. Trabalhadores, nem todos. Mas temos um grande potencial que não é aproveitado.

Infelizmente, preferimos gastar nossas energias em coisas mais fúteis e inúteis. Enquanto isso, outros países do grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) dão uma rasteira em nós e já devem até estarem pensando em mudar o nome desse grupo de países para Rics (Rússia, Índia, China e África do Sul). Alguma semelhança com a nossa língua portuguesa?

Por Leitor Audrey Daniel Caldas Jales, de Guaratinguetá (SP) - Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Esportes
21/09/2018 | Tite convoca Pablo, Walace e Malcom para duelos contra Arábia Saudita e Argentina
20/09/2018 | Real Madrid atropela a Roma por 3 a 0 e inicia bem a luta pelo tetracampeonato
18/09/2018 | Jogador de vôlei que jogou em Santo André é encontrado morto na Espanha
As mais lidas de Esportes
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.