NOTÍCIA ANTERIOR
Medicina ABC recebe estudantes no primeiro ''Portas Abertas''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Jogar muito videogame altera área do cérebro ligada à recompensa
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/11/2011 | Saúde e Ciência
Solenidade dia 17 marca 10 anos do Hospital Estadual Mário Covas
Maior hospital público da região, realizando média mensal superior a 13 mil consultas ambulatoriais, o Hospital Estadual Mário Covas de Santo André celebra na próxima quinta-feira (17 de novembro) seu 10º aniversário. A cerimônia com início às 19h terá lugar no Anfiteatro Grande ABC, na própria unidade, e são aguardadas autoridades estaduais e dos sete municípios aos quais serve como referência para alta complexidade em saúde. O Superintendente Dr. Geraldo Reple Sobrinho, que deixará o cargo após uma década no comando do HEMC, conduzirá a solenidade e destacará as conquistas e serviços à população nesse período. Também apresentará o futuro Superintendente, Dr. Desiré Carlos Callegari, atual Diretor Técnico e professor de Anestesiologia da Fundação do ABC, gestora do hospital.

Em uma década o HEMC contabiliza 115.772 internações, 69.910 cirurgias e mais de 2 milhões de exames, entre outros procedimentos. Além do índice de satisfação entre usuários sempre superior a 90%, coleciona prêmios e certificações que o colocam entre os melhores do país, como o CQH (Qualidade Hospitalar) do Conselho Regional de Medicina, ONA (Organização Nacional de Acreditação), Hospital Amigo da Criança da UNICEF, Hospital Amigo do Meio Ambiente e “Melhores do Provão SUS”, ambos da Secretaria de Estado da Saúde. Na programação do dia 17 haverá apresentação de corais da unidade, homenagens e exibição de vídeo institucional. Para a data também foi confeccionado um livro histórico.

Antigo Hospital de Clínicas: O HEMC foi inicialmente projetado para ser o Hospital de Clínicas de Santo André, depois Hospital de Clínicas Regional, a exemplo do HC de São Paulo. Teve as obras lançadas em 1978, mas sofreu inúmeras interrupções ao longo dos anos motivadas por falta de pagamento às empreiteiras, trocas de prefeitos e não repasse de recursos estaduais e federais.

Em campanha à reeleição, Mário Covas prometeu retomar a construção, que havia permanecido parada também no seu primeiro mandato. Covas encontrou 15 hospitais inacabados pelo Estado e deu nova solução para seu funcionamento: entregar a gestão à iniciativa privada, na forma de OSSs (Organizações Sociais de Saúde). A Fundação do ABC, mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC e à época gestora de dois hospitais universitários (Anchieta e HMU em São Bernardo), habilitou-se e venceu a licitação para administrar também o HEMC, cuja primeira etapa, após a morte de Mário Covas em março de 2001, foi inaugurada em 20 de novembro daquele ano pelo então governador Geraldo Alckmin. O equipamento iniciou com hospital-dia, serviço de imagem e ambulatório, atingindo o milésimo atendimento já no primeiro mês de atividades. A segunda etapa foi entregue em 2002.

Homenagem da Câmara: Os 10 anos do ‘Mário Covas’ motivaram sessão solene na Câmara Municipal de Santo André dia 8 de novembro último. O vereador Paulinho Serra, autor da propositura para homenagear funcionários e direção do hospital, destacou que a iniciativa mereceu pronto apoio dos vereadores da Casa, presentes em grande número na cerimônia. “Isso demonstra o reconhecimento da comunidade ao trabalho que é desenvolvido, fato raro se considerarmos a realidade da saúde em nosso país”, interpretou.

Vídeo exibiu a trajetória do hospital por meio de fotos de funcionários e prêmios conquistados. Dr. Geraldo Reple citou realizações de sua gestão e alguns fatos históricos, como o compromisso do então governador Mário Covas de retomar as obras abandonadas, o apoio dos prefeitos e secretários de Saúde da região, dos governadores e dos colegas da Fundação ABC e da Faculdade de Medicina. O apoio da comunidade e o empenho dos quase 1.800 colaboradores foram também destacados pelo Superintendente como fundamentais na consolidação do projeto de um hospital de alta especialização que se tornou referência de qualidade na saúde pública.

“Efetivamente somos uma família, pois nesses 10 anos pude contar com a participação de muitos em todas as áreas e a competência dessa equipe foi responsável por atingirmos os objetivos. Administrar um hospital com as dimensões do ‘Mário Covas’ exige muita dedicação e tivemos que superar muitas dificuldades. Mas tudo que fazemos com satisfação e com amor nos fortalece e facilita a tarefa”, destacou Dr. Geraldo Reple, ao agradecer a homenagem da Câmara Municipal, bem como a presença e o apoio de amigos, colaboradores e familiares.

Prestigiaram o evento Dr. Desiré Carlos Callegari, o Secretário de Saúde de Santo André, Dr. Antonio de Giovanni Neto, o Presidente da Fundação do ABC, Dr. Wagner Boratto, o Diretor da FMABC, Dr. Adilson Casemiro Pires, e o Presidente da OAB-Santo André, Dr. Fábio Picareli. Foram homenageados com placas, além do Superintendente do HEMC, os Diretores Clínico, Dr. Vanderley da Silva Paula, de Enfermagem, Carmen Lucia Simões, e Jurídico, Antonio Eduardo Ferreira de Oliveira.

Em nome do Prefeito Aidan Ravin, o Secretário Antonio de Giovanni saudou a direção e funcionários do hospital e enfatizou o reconhecimento além das fronteiras do Grande ABC. “Sou andreense e estou retornando após trabalhar muitos anos fora. Posso dizer que o nome do Hospital Mário Covas é citado como referência em muitas instituições e cidades”, afirmou. O futuro Superintendente, Dr. Desiré Callegari, destacou que ao assumir, em janeiro de 2012, o objetivo será manter o padrão de atendimento e procurar melhorias contínuas na assistência ao munícipe.

Perfil Hospital Estadual Mário Covas-Fundação do ABC


- Área Construída: 29,6 mil m², distribuídos em sete pavimentos.

- Funcionários: 1.760, entre próprios e terceirizados.

- Total de leitos ativos: 349

- Consultórios: 27

- Salas cirúrgicas: 13

Diferenciação do Atendimento

É referência para atendimento de alta complexidade (cujos procedimentos utilizam alta tecnologia, em geral de elevados custos) e de alta resolutividade (dar solução a cada caso agilizando consulta-exames-tratamento ambulatorial ou cirúrgico em um mesmo local).

- Atendimento Ambulatorial: Neurologia, Otorrino, Infectologia, Reumatologia, Nefrologia, Hematologia, Dermatologia, Alergologia, Gastro, Ginecologia, Geriatria, Vascular, Cirurgia Geral, Ortopedia, Oncologia, Neurocirurgia, Cardiologia.

- Exames Complementares: Tomografia, Raio-X, Ressonância Magnética, Litotripsia, Cintilografia, Exames de Laboratório, Mamografia, Medicina Nuclear, Ultrassonografia, Endoscopia, Densitometria, Ecocardiografia, Eletroencefalografia, Doppler Vascular, Eletroneuromiografia, Hemodinâmica.

- Cirúrgico: Neurocirurgia, Cirurgia Geral, Ortopédica, Pediátrica, Oncológica e Cardíaca.

- Tratamento e Reabilitação: serviços de fisioterapia motora e respiratória, terapia ocupacional, musicoterapia, quimioterapia, terapia renal substitutiva (diálise).

Reconhecimento e Certificações

- Mérito da Saúde (2004).

- Hospital Amigo da Criança (2005).

- Prêmio Desempenho ‘Melhores dos Melhores’ (2005).

- CQH - Certificação de Qualidade Hospitalar (2006).

- Prêmio Idéia Saudável (2007).

- Prêmio Desempenho Destaque do Ano (2007).

- CQH – Recertificação (2008).

- Prêmio Amigo do Meio Ambiente (2009).

- Prêmio Hospitais Referência – Área de Sustentabilidade (2009).

- Acreditado Nível 1 ONA – Organização Nacional de Acreditação (2010).

- Prêmio Amigo do Meio Ambiente (2010).

- Prêmio de Gestão com Qualidade – PGQ/Enfermagem (2011).

Serviço: A festa de 10 anos do Hospital Estadual Mário Covas ocorrerá na próxima quinta-feira, 17 de novembro, a partir das 19h. O HEMC fica na rua Dr. Henrique Calderazzo, 321 - Santo André (SP).

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação FUABC - Fac. Medicina do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6288 dias no ar.