NOTÍCIA ANTERIOR
Microsoft planeja Windows para rodar pela internet
PRÓXIMA NOTÍCIA
Google ameaça fechar Orkut no Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/10/2008 | Informática
Softwares se adaptam ao acordo ortográfico
Um dos impactos do Acordo Ortográfico, assinado na semana passada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se dará sobre a informática, a começar pelos verificadores ortográficos dos editores de texto.

Segundo a Microsoft, a atualização do corretor do pacote Office será gratuita para todos os usuários.

O Acordo Ortográfico mudará a grafia de aproximadamente 0,5% das palavras no Brasil. Mudanças como o fim do trema, do acento agudo em ditongos abertos ("idéia" será "ideia") e do acento circunflexo com duplos "e" e "o" ("vôo" será "voo") ocorrerão gradativamente de 1º de janeiro do próximo ano até 2012.

Segundo Eduardo Campos, gerente-geral da divisão de produtividade e colaboração da Microsoft, ainda não foi definida a data em que a atualização do Office estará disponível, "mas há um comprometimento da Microsoft em colocar isso à disposição dentro do prazo estabelecido pelo governo".

"Essa atualização poderá vir dentro de um service pack [pacote de atualizações], que acontece de tempos em tempos nos produtos, ou, eventualmente, pode até haver uma atualização específica para o Office do Brasil", afirmou Campos.

Assim como é possível manter em uma mesma instalação do Office corretores ortográficos de idiomas diferentes, você também poderá deixar dicionários adaptados para a ortografia atual e para a nova, segundo Campos.

O gerente-geral explicou ainda que as interfaces dos programas da Microsoft, os menus do Windows, por exemplo, serão adaptadas gradativamente até 2012.

BrOffice.org

Um dos maiores concorrentes do Office, o pacote gratuito BrOffice.org saiu na frente: colocou para download, em julho deste ano, o verificador atualizado para a reforma.

O corretor pode ser baixado gratuitamente em www.broffice.org/verortografico. Depois, é necessário descompactar os arquivos e, no Windows, copiá-los para a pasta C:Arquivos de programasBrOffice.org2.3sharedictooo.

Nos testes da Folha, o verificador se saiu bem ao analisar frases como "Eles crêem ter uma boa idéia para tranqüilizar os passageiros do vôo" (que se tornará "Eles creem ter uma boa ideia para tranquilizar os passageiros do voo").

Coordenado por Raimundo Santos Moura, o processo de atualização do corretor ortográfico já envolveu 82 voluntários.

"É fácil colaborar. Você observa, ao digitar um determinado texto no BrOffice.org, que uma palavra correta ficou grifada em vermelho. Aí você nos envia um e-mail relatando esta palavra", diz um texto no site.

Por Rafael Capanema - Folha de São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.