NOTÍCIA ANTERIOR
Centenas oferecem lar para cadela cega e seu cão-guia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mergulhadores acham destroços de avião 34 anos depois de acidente
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/10/2011 | Internacional
Sobe para 432 o número de mortos no terremoto na Turquia
Equipes de resgate retiram o corpo de um garoto morto em um desabamento causado pelo terremoto que atingiu a região leste da Turquia neste domingo (23). Até agora, 432 corpos já foram encontrados - e as estimativas oficiais apontam para a possibilidade de haver até mil vítimas

O terremoto de 7,2 graus de magnitude que sacudiu no domingo (23) a Província de Van, no leste da Turquia, deixou 432 mortos e 1.352 feridos, segundo o balanço mais recente da Direção Oficial de Situações de Emergência. Enquanto isso, as equipes de resgate lutam contra o tempo para encontrar sobreviventes, esforço recompensado nesta terça-feira (25) com o salvamento de uma bebê de 15 dias, sua mãe e avó.

A recém-nascida resgatada os escombros quase 48 horas depois do terremoto que devastou a região, perto da fronteira com o Irã. Depois do bebê, a mãe e da avó da recém-nascida também foram retiradas com vida.

Os três resgates foram realizados em um intervalo de duas horas na cidade de Ercis, a mais abalada pelo terremoto.

A criança foi a primeira salva, por volta do meio-dia (08h00 de Brasília). Azra Karaduman foi levada imediatamente de helicóptero para um hospital da capital Ancara.

Depois, as equipes de resgate retiraram a mãe da recém-nascida, Seniha, que não tinha ferimentos graves, mas precisava desesperadamente de água e alimentos, segundo as equipes de emergência que a levaram para o hospital próximo.

A última a ser retirada do local foi Gulzade Karaduman, a avó de 73 anos, que estava com um dos pés presos nos destroços.

As equipes de resgate acreditam que o pai da criança continua debaixo dos escombros ao lado de cinco ou seis pessoas. Cães farejadores auxiliam a polícia e os bombeiros nas buscas.

Famílias e equipes de resgate enfrentam frio intenso em busca de mais sobreviventes

Apesar dos resgates darem esperanças às famílias dos desaparecidos, as equipes de emergência têm encontrado mais corpos do que sobreviventes nos imóveis desabados.

De acordo com o governo, 2.262 imóveis desabaram na região afetada pelo tremor, principalmente na cidade de Ercis, que tem 75.000 habitantes, e em Van, a capital regional, com um rico patrimônio histórico e situada às margens de um lago cercado por montanhas e com população de 380.000 moradores. As duas localidades ficam próximas do Irã, com população majoritária de curdos.

Durante toda a madrugada desta terça-feira, centenas de socorristas trabalharam sem pausa sob uma temperatura glacial na busca de sobreviventes. Uma mulher grávida e os dois filhos foram resgatados dos escombros de um prédio público em Ercis, a cidade mais afetada pelo tremor.

Horas antes, um policial e sua mulher também foram encontrados vivos em outro ponto da cidade.

Os sobreviventes passaram uma segunda noite de angústia com os tremores secundários e criaram fogueiras, à espera da distribuição de ajuda.

Dois acampamentos foram montados, com distribuição de alimentos, mas muitos criticam a falta de calefação, cobertores, remédios. Também afirmam que recebem apenas pão e água.

As críticas e suspeitas recaem sobre a Prefeitura, nas mãos do AKP (Partido da Justiça e Desenvolvimento, surgido do movimento islamita), que favoreceria aqueles que consideram seus eleitores.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados

Por R7 - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.