NOTÍCIA ANTERIOR
Brasileiro clica mergulho e voo de aviões ao mesmo tempo no Caribe
PRÓXIMA NOTÍCIA
Banco de areia de 3,2 km se estende pelo mar em ilha de luxo no Caribe
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/10/2014 | Turismo
Sob as bênçãos de Deus
Reza a Bíblia que Deus criou o mundo em sete dias. No princípio, foram os céus e a Terra. Depois vieram as plantas e os seres vivos. O sétimo reservou para repousar.Descanso mais do que merecido. Imagina o quanto trabalhou para criar tantas belezas? Uma delas, com certeza, demandou enorme inspiração: as cataratas do Iguaçu, conjunto de 275 quedas-d’- água que, há dois anos, foram nomeadas uma das novas Sete Maravilhas da Natureza.

Parte dela fica na cidade de Foz do Iguaçu, que acaba de completar 100 anos: 20% em território brasileiro (no Parque Nacional do Iguaçu) e 80% no argentino. Foz faz fronteira com a Argentina e Paraguai. Há quem diga que o lado dos hermanos é o mais bonito, mas todo brasileiro que se preze puxa a sardinha para o lado tupiniquim. O fato é que, de qualquer que seja o ângulo, ela é bonita e a prova de que Deus existe e derrama suas bênçãos por lá.

E Ele às vezes dá um plus: manda um arco-íris para arrematar a pintura. Segundo a lenda, em dias de sol este fenômeno liga os índios Naibi e Tarobá, que foram separados por uma maldição da divindade M’Boy, que transformou a índia em uma das rochas onde está a queda-d’-água e o jovem guerreiro em uma palmeira à beira do abismo. Para ver a cena de amor in loco e entrar no Parque é necessário desembolsar R$ 29,20, valor do ingresso e do transporte até a trilha que leva às cataratas. Crianças até 11 anos não pagam.

Agora, se a ideia é ver as quedas de cima, há a possibilidade de fazer um passeio de helicóptero, que sobrevoa durante dez minutos o Parque Nacional e as cataratas e custa R$ 288 por pessoa. Eles são realizados diariamente das 9h às 17h30.

COMPRAS
Bastou falar em Foz do Iguaçu para surgirem perguntas sobre as compras. Sim, vale a pena levar mais malas para lá. Além de ser divisa com o Paraguai – reserve um dia para rodar a Ciudad del Este –, também basta cruzar a fronteira argentina para ter acesso ao Duty Free Shop Puerto Iguazú, uma grande loja de departamentos com preços atraentes. Para não enfrentar filas, o ideal é ir ainda pela manhã – o seu funcionamento é das 10h às 22h. Há um ônibus que passa pelos hotéis e leva os turistas para lá. Basta ligar até as 17h para 0800-6454934 e reservar lugar. E atenção: quando cruzar a fronteira, esteja com documentos em mãos.

Se quiser comprar artesanatos, vinhos, condimentos e jaquetas de couro, basta ir à Avenida Brasil, também em Puerto Iguazú, e dar uma esticadinhas nos restaurantes locais, que oferecem comidas típicas argentinas deliciosas e baratas.

Aos que optarem por ir às famosas ruas do Paraguai, após atravessar a Ponte da Amizade, fuja dos shoppings – onde os preços são mais altos – e percorra as ruas locais. Leve dinheiro em espécie, já que os camelôs não aceitam nenhum tipo de cartão.

Religião também atrai turistas - Os imigrantes árabes chegaram a Foz ao longo do século 20. Lá formaram família, abriram lojas, restaurantes e construíram a Mesquita Islâmica Omar Ibn Al-Khatab, inaugurada em março de 1983. O último censo do IBGE apontou que 5.600 dos residentes da cidade são islâmicos.

Além da comunidade árabe que vai à mesquita para as orações diárias, turistas também visitam o local. Para ter acesso ao seu interior, no entanto, as mulheres devem colocar o véu (hijab) e não podem estar com vestidos acima do joelho. Se a ideia é relaxar, no entanto, vá ao Templo Budista, na região alta da cidade, e conheça um pouco sobre a filosofia de Buda.

Por Miriam Gimenes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.