NOTÍCIA ANTERIOR
Problema técnico tira Google do ar
PRÓXIMA NOTÍCIA
Artistas recriam cenas de filmes usando tecnologia dos games
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/05/2009 | Tecnologia
Sites simulam o impacto de bombas e asteroides em diversas áreas
Qual seria a extensão do dano provocado pela famosa bomba Little Boy, que foi lançada sobre Hiroshima no final da Segunda Guerra, se ela caísse no centro de São Paulo? E se um asteroide atingisse Manaus, qual seria a área destruída?

Quem quiser ver uma projeção do impacto de bombas famosas em diferentes cidades do mundo pode dar uma conferida no Ground Zero (www.carloslabs.com/node/16).

Criado pela empresa australiana Carlos Labs, o programa usa como base o Google Maps e a linguagem de programação JavaScript.

O usuário escolhe um lugar no mundo e uma das sete bombas listadas no site e, então, vê qual seria a área total atingida. Entre as opções, estão bombas que entraram para a história, como a Fat Man (que foi lançada sobre Nagasaki), a Tsar Bomb (o maior explosivo já produzido) e a DF-31 140kt (uma bomba nuclear moderna de alcance intercontinental).

A opção mais devastadora, no entanto, fica a cargo da natureza: o impacto de um asteroide na Terra.

Na mesma linha, mas listando apenas algumas cidades dos EUA, o Meyer Web (tiny.cc/DtuwS) permite ao usuário escolher a força destrutiva da bomba e observar detalhes como latitude, longitude e ondas de impacto.

Terrorismo

Preocupado com as ameaças terroristas, Graham Allison, assistente do Ministério da Defesa dos EUA durante o primeiro mandato de Bill Clinton, criou um site (nuclearterror.org) que tem uma ferramenta, Blast Maps, para visualizar danos causados por possíveis ataques terroristas nos EUA. Apesar de informativos, os círculos que indicam os danos dificultam a leitura do mapa e o site tem o inconveniente de funcionar apenas no Internet Explorer.

Uma página que também se preocupa com a informação e deixa de lado o visual é a da emissora norte-americana PBS (tiny.cc/8N9cq).

No site, é possível ver as consequências causadas pela explosão de três bombas diferentes e os seus efeitos nas áreas adjacentes.

Outro lugar na rede em que é possível visualizar os efeitos de explosões de bombas é no site da emissora norte-americana CBS (tiny.cc/6adax). Em inglês, ele tem uma compilação de imagens, gráficos e visualizações, divididas de acordo com o assunto. Apesar de não ser interativo, é uma boa fonte de informação.

Outras explosões

O CG Society (tiny.cc/EMaS8) traz uma seleção de fotos que mostram detalhes de explosões naturais e artificiais, além de textos em inglês sobre o assunto. As imagens vão de impactos em uma pequena escala, como uma gota caindo em um líquido, até representações de explosões ocorridas em corpos celestes ou mísseis se chocando no ar.

Por João Lobato - Colaboração para a Folha de São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.